Codevasf participa de audiência pública para discutir soluções para o abastecimento de água de Piaçabuçu (AL)

 
Imagem Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional de Alagoas, participou, nesta semana, de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Alagoas para discutir o abastecimento de água para a população do município de Piaçabuçu (AL), na região da foz do rio São Francisco. 

Na ocasião, a Codevasf se disponibilizou em contribuir na busca por soluções que possam garantir o acesso da população à água e informou que já possui projetos executivos elaborados de abastecimento de água para povoados de Piaçabuçu que podem contribuir para enfrentamento dessa questão.

O chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, engenheiro agrônomo Pedro Melo, representou o superintendente regional interino, Walner Peixoto, na audiência pública. Em sua fala, ele destacou as ações da companhia para revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco, como a implantação de 12 sistemas de esgotamento sanitário em municípios do vale do São Francisco alagoano; os sistemas de abastecimento de água, a exemplo do que foi implantado pela Codevasf em Ilhas das Canas em Penedo (AL) e no povoado Olho D’Águinha em Delmiro Gouveia (AL); e as ações para proteção da APA da Marituba do Peixe, importante berçário de espécies nativa do São Francisco. 

Outra ação executada pela Codevasf para promoção do acesso à água para consumo humano destacada na audiência pública foi a implantação de cisternas do Programa Água para Todos para famílias em situação de pobreza.

Pedro Melo também anunciou que a Companhia está trabalhando em um projeto de recuperação das nascentes de rios que são subafluentes do rio Ipanema, um dos principais afluentes do São Francisco em Alagoas. Ele ainda informou que a empresa já possui dois projetos executivos de abastecimento de água concluídos e aguardando apenas os recursos para sua execução, sendo um para os povoados Penedinho, Marituba da Fábrica e Retiro, e o outro para o povoado Paciência.
Para o prefeito de Piaçabuçu, Dalmo Santana, a qualidade do abastecimento de água do município precisa ser discutido e necessita de soluções urgentes. “As questões que envolvem o abastecimento de água de Piaçabuçu somente serão resolvidas a partir de fortes investimentos públicos e contamos com as instituições aqui presentes para essa solução”, afirmou.

Durante a audiência pública, o vice-presidente de Gestão Operacional da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Francisco Beltrão, confirmou a necessidade de investimentos públicos para que a companhia possa atender com maior eficiência à população do município e que será necessária a união de diversas instituições, nas esferas municipal, estadual e federal para construir a solução do problema. “Todas as instituições que estão aqui tem que nos unir para buscar junto ao Governo Federal os recursos necessários a esses investimentos”, apontou.

As questões tratadas na audiência pública serão encaminhadas ao governo do Estado de Alagoas. A ideia é que, por meio de emendas parlamentares ao Orçamento Geral do Estado e com investimentos do Governo Federal, seja possível melhorar o sistema de abastecimento de água do município.

Por Ascom Codevasf

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.