Campanha do Desarmamento em AL recebeu mais de 600 doações em 2016

Neste ano já foram 650 armamentos, contra 450 de 2012. Entrega é voluntária e pode render recompensas em dinheiro.
Imagem TV Gazeta

A Campanha do Desarmamento em Alagoas já recebeu 650 armas, munições e acessórios até as primeiras semanas de abril de 2016. Esse número já é maior que o registrado na primeira campanha, realizada há quatro anos, quando foram recolhidos 450 itens.

Para a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), os bons resultados devem impulsionar novas ações para incentivar a população a entregar os armamentos que têm em casa.


Na última sexta-feira (8), apenas uma pessoa entregou 375 espoletas, 225 cartuchos calibre 16, um rifle e duas espingardas. Todo o material foi entregue em um ônibus itinerante, que faz parte da campanha e está estacionado no Posto 7, na praia de Jatiúca. Além desse, também há um outro veículo que recebe esses materiais, estacionado no calçadão do Comércio.

Para realizar a entrega, as pessoas devem pegar e preencher uma guia, disponibilizada no próprio ônibus. Lá também são feitos trabalhos educativos e a destruição parcial dos itens entregues, para evitar acidentes.

“A gente ainda garante o anonimato. Não interessa quem vem entregar. Interessa que a arma fique com a gente. Como vocês podem ver, a gente já destrói aqui mesmo no local. Então é garantido esse anonimato”, explica Alexandre Costa, superintendente de Prevenção à Violência.

A entrega dos armamentos, acessórios e munições pode render uma recompensa de até R$ 450. “Entra no site da Secretaria de Prevenção, do Ministério da Justiça ou da Polícia Federal. Lá vai estar falando da entrega voluntária de armas. E tem um link de guia de trânsito, para transportar essas armas”, afirma Costa.

Quem tem algum armamento em casa e deseja entregar à Campanha do Desarmamento, pode se informar através do telefone 0800 280 9390. A ligação é gratuita.

“A campanha, a ferramenta de entrega voluntária, tem esse papel de facilitar o acesso da pessoa. Ela era eventual. Agora se coloca à disposição de forma permanente em Maceió e no interior. E daqui pra frente não se tornará mais ausente. E assim facilita todo o processo de crescimento da campanha e de sesibilização. Isso é favorável aos resultados”, ressalta o secretário de Prevenção à Violência, Jardel Aderico.

Por G1

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.