Alagoas: Programa discute cidadania com estudantes da rede pública

Desenvolvido pela Esmal, programa conta com a parceria das secretarias de Educação do Estado e do Município de Maceió
Programa cria canal direto do aluno com o Poder Público.
Programa cria canal direto do aluno com o Poder Público. Fotos: Valdir Rocha
 
Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram, nesta quinta-feira (14), da apresentação da proposta de trabalho do Programa “Cidadania e Justiça na Escola” desenvolvido pela Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal). A iniciativa conta com a parceria das secretarias de  Educação do Estado e do Município e teve seu cronograma de trabalho para 2016 apresentado no auditório da Esmal, no bairro do Farol, em Maceió.

De acordo com o coordenador de projetos especiais da Esmal, juiz Hélio Pinheiro Pinto, o programa visa levar aos estudantes das escolas públicas noções de direitos e deveres fundamentais para o exercício da cidadania.




“Por meio de palestras, oficinas e concursos de redação, além de outros eventos sociais, queremos aproximar o Poder Judiciário da comunidade estudantil, despertando nos alunos o sentimento pleno da cidadania”, afirmou o magistrado.

Para a técnica da Seduc, Ana Lúcia Costa, o programa tem um cunho social importante e deve contribuir para elevar o nível de conscientização dos estudantes.

“Quando a justiça se aproxima da escola quem ganha é a comunidade estudantil, que toma conhecimento de seus direitos e deveres”, afirmou Ana Lúcia, elogiando a decisão da Esmal de retomar mais uma edição do programa em 2016.



Cronograma - No cronograma de trabalho do programa constam atividades educativas, sociais e culturais que serão desenvolvidas pelos parceiros do projeto até o final do ano. Todas as atividades são voltadas para a comunidade estudantil, principalmente tendo como foco o estudante do ensino público. Estão programadas palestras em salas de aula, concurso de redação, oficinas, júri simulado, exibição de filmes e o ‘Natal Solidário’.

Segundo o juiz Hélio Pinheiro, o programa vem sendo renovado e ampliado a cada ano. “Ao aproximarmos o Judiciário da comunidade estudantil, estamos criando as condições necessárias para melhorar o nível conscientização dos estudantes”, afirmou o magistrado.

O programa é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Alagoas, desenvolvido pela Esmal. No cronograma de trabalho, debatido por professores, coordenadores e diretores de escolas, são inseridas palestras sobre vários assuntos relevantes, como violência doméstica, bullying, abuso sexual, entre outros.

O lançamento do programa para 2016 contou ainda com a participação especial dos integrantes da ‘Confraria nós, poetas’, que recitaram poemas tendo a cidadania como tema.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.