População sergipana é surpreendida com interdição parcial do passeio ao Cânion de Xingó


Passeio pelas água do Rio São Francisco  (Foto: Viaje Sergipe)
Os que fazem o turismo receptivo sergipano foram surpreendido na última quinta-feira, dia primeiro, com a interdição de parte do passeio do complexo Xingó. Justamente no período de maior fluxo de turista, (no final de semana), fiscais do IBAMA e do Instituto Chico Mendes, dentro de uma fiscalização conjunta nos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, tomaram esta atitude extremada, que afeta diretamente dezenas de pessoas, entre empresários, trabalhadores e turistas.

O fato gerou revolta dos que trabalham com o turismo na região, e A MFTUR que opera os passeios no São Francisco, está tomando as providências para solucionar este grave problema o mais rápido possível, sem prejuízo aos profissionais e acima de tudo a sustentabilidade do Rio São Francisco, que sempre foi uma preocupação da empresa.

O objetivo da FPI operada em conjunto por órgãos ambientais da União e dos três estados envolvidos, tem como objetivo fiscalizar a exploração econômica do Rio São Francisco. O que causou estranheza e indignação, é o fato de que o passeio pelo lago de Xingó existe a 21 anos, e somente agora, sem nenhum, aviso ou recomendação técnica, simplesmente os fiscais chegaram ao local, atuaram e interditaram esta prática turística, com a interdição de dois flutuantes, onde as embarcações ancoravam para que os turistas pudessem tomar banho. (Para esclarecimento, esses flutuantes, são uma espécie de embarcação fixa, que fica no Rio, enquanto os passageiros dos catamarãs, escunas e outras embarcações tomam banho no rio).


Flutuante que serve de base para que os turistas possam aproveitar o banho no Rio São Francisco
Segundo o turismólogo Genilson Aragão, representante da MFTUR, a empresa está tomando todas as providências para a solução do problema, e para não prejudicar as pessoas que tinham contratado o passeio para este final de semana, está adotando medidas alternativas, que podem ser checadas junto as agência que comercializaram o produto

Por Viaje em Sergipe

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.