Notícia de chuvas de até 200 milímetros em Alagoas é improcedente, alerta Semarh

 Sala de Alerta aponta para que final de semana pode ser com chuvas em Alagoas
Imagem google
O meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Nunes Pinho, afirmou, nesta quarta-feira (8), ser improcedente a informação de que entre os dias 10 e 16 de fevereiro choveria até 200 milímetros em Alagoas. Referência no monitoramento das previsões climáticas, a Sala de Alerta da Semarh mostra que o cenário de chuvas no Estado é completamente diferente.

Vinícius Nunes explica que, de fato, existe a nebulosidade da zona de convergência do Atlântico Sul, que está sobre a América do Sul, principalmente nas regiões Sudoeste, Sudeste e Sul do Nordeste. Esta nebulosidade está associada a uma frente fria oriunda da Argentina e que pode estacionar no Sul do Estado da Bahia. O fenômeno, pode sim, provocar chuvas em Alagoas, mas não nas proporções evidenciadas na notícia circulada nas redes sociais.

"A previsão é de que em Alagoas sejam registradas pancadas de chuvas de 50 a 60 milímetros nos dias 12 e 13 de fevereiro. Não existe a possibilidade de chuvas com até 200 milímetros, a exemplo do que está sendo divulgado”, argumenta o meteorologista.

A previsão do tempo aponta ainda que as chuvas que têm a possibilidade de cair em Alagoas podem ocorrer nas regiões do Sertão e Agreste. Há também a possibilidade do primeiro episódio de trovoadas somente nessas regiões. Para o Litoral e Zona da Mata, a previsão é de chuvas fracas e moderadas, entre 20 e 30 milímetros.

O meteorologista destaca que por se tratar de um prognóstico climático muito antecipado, é passível de mudanças. "Até o final da semana, que é quando temos uma projeção maior de como será o tempo, pode haver alguma alteração e, com certeza, será para menos", considera Vinícius.

Por  Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.