Em Delmiro Gouveia, afastamento de 18 integrantes da banda Filarmônica Ten. José Nicácio de Sousa gera polêmica

 Orquestra Filarmônica Ten. José Nicácio de Sousa (Foto: Arquivo Orquetra Filarmônica)
Uma decisão por parte da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, que tem a frente a secretaria Patrícia Brasil, vem gerando bastante polêmica, depois do anúncio da retirada de 18 integrantes da Orquestra Filarmônica de Delmiro Gouveia, Tenente José Nicácio de Sousa. O anúncio da decisão foi realizado nesta terça-feira (7) através do Blog do Ferreira Delmiro.

De acordo com uma nota emitida pela assessoria de comunicação do município, a decisão se deu em cumprimento da Lei nº 1078/2013 que prevê em seu Artigo 2, inciso 2, que “A seleção dos demais integrantes da Orquestra Filarmônica será feita pelo maestro, dentre os membros da comunidade local, não podendo assim contar com músicos de outros municípios.

O problema é que tal decisão, acarretará no desempenho da Orquestra, como afirmou o maestro “Bacalhau” ao Blogueiro Ferreira Delmiro. “No momento compromete o funcionamento, precisaríamos de mais tempo para formar novos músicos. Não era para ser assim de imediato e sem conhecer a história desse pessoal que é de fora, mas veio nos apoiar, quando nós precisamos eles estavam aqui, na hora de criar eles nos ajudaram”. Afirmou o maestro.

Por sua vez o vereador Daniel Marques (PSD), se pronunciou através de seu site contra a tal decisão e disse. “Não é justo excluir os músicos que ajudaram a construir a história dessa orquestra, a qual fiz parte. Por isso, me comprometi em propor uma emenda na Câmara Municipal de Vereadores para que essa Lei seja adaptada e que esses artistas possam continuar desempenhando suas funções”.

Para dá ainda mais uma pitadinha de polêmica, o vereador ainda informou que os músicos não receberam uma bolsa equivalente a uma quantia de R$ 300,00 que viriam recebendo na gestão anterior, o que foi rebatido por um representante da referida secretaria que disse ser irregular o pagamento, uma vez que, a orquestra não vinha cumprindo a Lei nº 1078/2013 implantada pelo município como publicado no site Radar89.

Nota da prefeitura:

A Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte vêm à público esclarecer matéria veiculada no site ‘Ferreira Delmiro’ sobre a Orquestra Filarmônica Municipal Tenente José Nicácio de Sousa.

A Orquestra, criada em 2013 sob a lei n° 1078/2013 pela gestão municipal do período é clara em seu Artigo 2, inciso 2, “A seleção dos demais integrantes da Orquestra Filarmônica será feita pelo maestro, dentre os membros da comunidade local”. Sendo assim, e perante a lei, os integrantes deverão residir em Delmiro Gouveia para participarem do projeto. O desligamento dos 18 componentes deu-se então, por motivos legais.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte agradece e ressalta a importante contribuição dos músicos à Orquestra. A Filarmônica Municipal conta com o total apoio da administração que reconhece a atividade musical com um dos grandes meios de inclusão social para a nossa população. Com o cumprimento da lei municipal, novas vagas para os músicos locais estão abertas e, assim sendo, mais uma forma de valorizarmos a cultura local”.

Críticas

Na página do Facebook do grupo Delmiro Gouveia, Elen Cavalcante escreveu. “É muita hipocrisia, título de cidadão delmirense qualquer desgraça pode ter #teracessoaamplaeducaçãoéumdireitodetodos pelo menos deveria ser, esse é verdadeiramente um país doente”.

Rejane Oliveira: Não concordo com essa decisão, até pq tem alguns que faz parte desde quando teve início, então não acho justo eles saírem só pq não Moram na cidade……enquanto tantos outros que nem nasceram em delmiro e nem são moradores e receberam o título de cidadão delmirense…kkkkk #naoConcordo mais as coisas não são como uma Ou duas pessoas querem….a maioria sempre vence.

Nos comentários da matéria do Radar89, Felipe escreveu, e quem foi que disse que na banda filarmônica de Piranhas, Só Tem Gente Da Cidade, Engano Existem Músicos Da Banda Que São De Poço Redondo, Caninde E Olho D’água, E Outra Na Sua Gestão Como Secretaria A Gestão Acabou Com A Banda Filarmônica, Fato Verídico Que Até Hoje A 6 Meses A Banda Não Recebe O Pagamento Do Mês.. então a mesma não faz parte de delmiro, deveria sair também..

Já o internauta Pedro disse: tem um monte de gente de água branca trabalhando aqui, e agora?

Confira vídeos da Orquestra Tenente Nicásio em apresentações em Delmiro Gouveia.  



Por Editora Guia Mais

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.