Mestre Duda morre aos 94 anos em Arapiraca e deixa cultura popular de Alagoas de luto

Mestre Duda, do Reisado da Canafístula
  Mestre Duda, do Reisado da Canafístula, bairro tradiconal de Arapiraca, faleceu na tarde desta sexta-feira (18), por volta das 15h30, em sua residência, na Rua Antônio Feliciano, aos 94 anos de idade.

Com a morte do Mestre Duda, a cultura de Alagoas e, especificamente, a de Arapiraca fica de luto com a perda de um grande artista popular.

De acordo com a funcionária pública e seguidora da cultura de Mestre Duda, Mariangela Lopes Barbosa, ele estava em casa, tranquilo, e, de repente, passou mal, mas não quis ser levado para o hospital.

"A pressão dele subiu e a família chamou o médico que suspeitou de um Acidente Vascular Cerebral e infelizmente ele morreu", lamentou Mariangela Lopes.

Mestre Duda morreu em casa, onde está sendo velado no bairro Canafístula e será sepultado na tarde deste sábado (19), às 16h, no Cemitério Santa Luzia, na Canafístula.

Reconhecimento nacional

Mestre Duda teve reconhecimento nacional pelo Ministério da Cultura (MIC) como Mestre de Tradição Oral, devido ao Reisado, dança folclórica típica do estado de Alagoas.

De acordo com Mariangela Lopes, Mestre Duda estava animado para as apresentações do Reisado durante as festas de Natal. Os grupos já estavam ensaiando para as apresentações.

"Ele era querido por todos nós, por todo mundo, crianças, jovens, adultos e idosos. Todos admiravam o trabalho do Mestre Duda", frisou Mariangela Lopes.

Ela disse que ele não sabia o que ia fazer nas escolas já que não sabia ler. E soltou a seguinte frase para animar a todos com o seu Reisado: "Velho não dança, mas sabe cantar".

Reisado - O Reisado do Mestre Duda foi criado em 2003 pelo M. Duda, cujo pai trazia grupos de reisado de outros municípios desde a década de 30. Mestre Duda começou a brincar o reisado no Reisado do Mestre Militão. O grupo possui 16 componentes, com idade entre 14 e 87 anos, e ensaia a partir de agosto, na sede do Ponto de Cultura da comunidade. 
 
Imagens/Sete Segundos  



Por Sete Segundos

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.