IMA dá continuidade a projeto voltado para artesãos da Ilha do Ferro em Pão de Açúcar

 Iniciativa tem como foco o manejo sustentável da madeira utilizada na produção artesanal do povoado

 Foto: Ascom/IMA
 Técnicos da Gestão de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) dão continuidade às ações do projeto Artesanato Sustentável, uma iniciativa do órgão ambiental em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). O projeto tem como foco o manejo sustentável da madeira utilizada na produção artesanal da Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar.

A primeira etapa consiste no levantamento e diagnóstico do trabalho realizado pelos profissionais artesãos locais, definindo as prioridades e obstáculos possíveis no processo de aplicação do projeto. Até o momento foram realizadas reuniões com a gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para a identificação de áreas de plantio de espécies nativas.

Segundo Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do órgão, os técnicos fizeram contato com representante da nova gestão municipal. “Os representantes irão nos repassar uma lista de possíveis proprietários de terra e de possíveis áreas onde possamos fazer os plantios”, afirmou.

Durante as visitas técnicas ao povoado, as equipes fizeram contato com a Escola Municipal da Ilha do Ferro para o desenvolvimento de outras atividades do projeto, como a implantação da coleta seletiva no povoado. “Também foi identificada uma área onde está sendo feito plantio de espécies nativas e iniciamos tratativas com os proprietários para a inclusão da mesma no projeto de certificação”, disse Normande.

Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, explicou como será feita a adequando dos artesãos aos procedimentos legais de utilização da matéria-prima. “Iremos emitir autorizações ambientais para que eles possam fazer o corte legal da madeira e reflorestar o que foi suprimido de forma manejada”, disse o diretor.

Segundo Lopes, o Instituto também doará mudas, além de emitir um certificado que comprova que os artesãos estão trabalhando de forma sustentável.

Povoado Sustentável

Além do projeto Artesanato Sustentável, o IMA tem outros planos para levar conscientização e sustentabilidade à Ilha do Ferro. Como foco no correto gerenciamento dos resíduos sólidos gerados na comunidade, o órgão quer implementar também o projeto Povoado Sustentável.

“Queremos colaborar com iniciativas sustentáveis, realizando e apoiando ações com essa finalidade”, afirmou Pedro Normande, que vê na coleta seletiva a oportunidade de incentivar as mudanças de atitudes e comportamento em relação ao meio ambiente: “Desta forma, os órgãos governamentais sensibilizam as diversas instituições a dar exemplo para a sociedade civil”, afirmou.

Por Ascom/IMA

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.