Exames e palestra reforçam a prevenção do câncer de mama

Intenção é chamar a atenção dos profissionais para a campanha mundial de prevenção à doença
Além dos exames preventivos, uma alimentação balanceada ajuda na prevenção.
Além dos exames preventivos, uma alimentação balanceada ajuda na prevenção. Fotos: Olival Santos
A cor rosa é evidenciada no mês de outubro. Laços são colocados no peito dos profissionais e o tema é discutido nas rodas de conversas. Este ano, o Hospital Geral do Estado (HGE) inovou. Os laços também estão presentes nas áreas de acesso e em paredes do maior hospital de urgência e emergência estadual. E foi assim que o mês de outubro iniciou na unidade de saúde.

Segundo Angelita Batista, responsável pelo Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), a intenção é chamar a atenção dos profissionais para a campanha mundial de prevenção à doença.  

“Queremos destacar a importância do diagnóstico precoce. Convidamos nossas servidoras a terem um olhar mais cuidadoso com a saúde e a procurar fazer os exames preventivos. Para isso, o serviço disponibilizou 55 mamografias, 18 citologias e quatro ultrassonografias da mama”, referiu Angelta Batista, enfatizando que a prevenção à saúde é um grande desafio nos dias atuais.


CÂNCER DE MAMA

Dentre as ações do mês de outubro, o Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho realizou uma palestra sobre os riscos de alimentos industrializados, com o tema 'O Papel da Alimentação como Fator de Prevenção ao Câncer de Mama'. Na ocasião, a nutricionista Graça Cavalcante ressaltou que a má alimentação vem contribuindo para a incidência da doença que tem na genética e no sedentarismo outros fatores de risco.

Ela explicou como funciona a bioquímica celular e a importância de uma alimentação balanceada para o bom funcionamento do organismo.

“Os radicais livres são vencidos com uma defesa antioxidante. Alimentos com vitamina A, C e E, flavonóides, licopeno, isoflavona e fibras podem ser classificados como nutrientes e fitonutrientes anticancerígenos”, comentou Graça Cavalcante.

Ela citou a cenoura, frutas em geral, amêndoas, castanhas, azeite, gérmen de trigo, o suco de uva, soja e derivados entre algumas das sugestões de alimentos anticancerígenos. Evitar o estresse e manter uma atividade física regular também auxilia no combate ao câncer de mama e inúmeros outros tipos da doença.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.