Alagoanos conquistam vaga em Torneio de Robótica na Espanha

                                                      Competição reúne mais de 80 equipes concorrentes de 70 países 
Turma de alunos do Sesi/Senai de Marechal Deodoro e Atalaia

Uma turma de alunos do Sesi/Senai de Marechal Deodoro e Atalaia participam do Torneio de Robótica First LEGO League (FLL) – competição realizada pela FIRST, organização de cientistas Norte Americanos, em parceria com a empresa dinamarquesa LEGO. O evento acontece entre os dias 04 e 07 de maio, em Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha.

A competição reúne mais de 80 equipes concorrentes de 70 países, que desafia os competidores a construir e programar robôs para encontrar uma solução para o lixo doméstico e os resíduos industriais. O objetivo é inserir crianças e adolescentes nas áreas de pesquisa, engenharia, física, comunicação e robótica.

A equipe alagoana, denominada de TecMade – ‘Tec’ de tecnologia e ‘Made’ de Marechal Deodoro tem um ano de existência, é composta por oito alunos de 15 a 18 anos e foi selecionada por transformar resíduos de papelão em materiais e peças que geralmente são construídos com madeiras.

“No caso da nossa equipe diagnosticamos a problemática que acontece nos municípios de Marechal Deodoro e Atalaia: a grande quantidade de papelão que é descartada inadequadamente por comerciantes, feirantes e pela população em geral. Os competidores descobriram que poderiam transformar esses resíduos de papelão em peças similares a madeira, e então desenvolveram peças com acabamento de tabuleiros de xadrez”, explica o mentor da equipe, Eduardo Monteiro.

Monteiro ressalta que além da função sustentável exercida pela equipe, a inovação traz também um papel social, pois os objetos confeccionados com os resíduos são doados para creches, orfanatos e escolas públicas.

“O objetivo é estimular nos alunos o gosto pela matemática e o raciocínio lógico através de jogos matemáticos”, acrescenta.

Conquistas
 
A TecMade atualmente é campeã alagoana da Olimpíada Brasileira de Robótica, na etapa nacional que aconteceu em Uberlândia, Minas Gerais. Entre 2.500 equipes na disputa, ela ficou entre as dez melhores do país.

Além disso, a equipe também representou Alagoas na Etapa Regional Nordeste, que aconteceu em Salvador. Logo após, foram selecionada para a vaga na Etapa Nacional, em Brasília, conquistando, assim, uma vaga para a Etapa Internacional, que acontece na Espanha.


Por Sete Segundos

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.