Histórias em quadrinhos auxiliam no aprendizado da Matemática
“Precisamos conscientizá-los que a disciplina não é nenhum bicho-papão”, destacou o professor da Ufal, Carloney Alves.
![]() |
Foto: Assessoria Ufal |
Para boa
parte das pessoas é praticamente impossível associar cálculos
matemáticos a algo prazeroso ou divertido. Mas, para o professor do
Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal),
Carloney Alves, e seus alunos do curso de Pedagogia, o caminho para
desenvolver o interesse pela matemática está numa didática diferenciada
que, neste caso, é feita por meio de histórias em quadrinhos.
A proposta
foi apresentada durante a aula da disciplina Saberes e Metodologias do
Ensino da Matemática 1, ministrada no Cedu. Para o professor, esse tipo
de didática pode promover não só o aprendizado da matemática, mas de
outros conteúdos.
“Precisamos
conscientizá-los que a disciplina não é nenhum bicho-papão. Então,
utilizando metodologias diferenciadas e recursos ilustrativos, como as
histórias em quadrinhos, também trabalhamos a teoria, que é
fundamental”, afirmou o professor.
Segundo
ele, a atual metodologia aplicada para o ensino da Matemática constrói
um bloqueio no aluno. Histórias em quadrinhos na sala de aula são
exemplos de que a disciplina pode ser compreendida sem sacrifícios.
“Pesquisas mostram, que professores, ao levar metodologias
diferenciadas, fazem com que os alunos se sintam mais envolvidos e
curiosos para compreender um determinado conteúdo”, lembrou Carloney
Alves.
Os alunos
da graduação perceberam que trabalhar com esses recursos possibilita
compreender a importância do uso de diferentes métodos de ensino. Além
disso, o desenvolvimento das histórias contadas na apresentação promoveu
um exercício de raciocínio e criatividade.
Por Ascom Ufal
Nenhum comentário