Histórias em quadrinhos auxiliam no aprendizado da Matemática

“Precisamos conscientizá-los que a disciplina não é nenhum bicho-papão”, destacou o professor da Ufal, Carloney Alves.
Foto: Assessoria Ufal


Para boa parte das pessoas é praticamente impossível associar cálculos matemáticos a algo prazeroso ou divertido. Mas, para o professor do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Carloney Alves, e seus alunos do curso de Pedagogia, o caminho para desenvolver o interesse pela matemática está numa didática diferenciada que, neste caso, é feita por meio de histórias em quadrinhos.
A proposta foi apresentada durante a aula da disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 1, ministrada no Cedu. Para o professor, esse tipo de didática pode promover não só o aprendizado da matemática, mas de outros conteúdos.
 
“Precisamos conscientizá-los que a disciplina não é nenhum bicho-papão. Então, utilizando metodologias diferenciadas e recursos ilustrativos, como as histórias em quadrinhos, também trabalhamos a teoria, que é fundamental”, afirmou o professor.

 Segundo ele, a atual metodologia aplicada para o ensino da Matemática constrói um bloqueio no aluno. Histórias em quadrinhos na sala de aula são exemplos de que a disciplina pode ser compreendida sem sacrifícios. “Pesquisas mostram, que professores, ao levar metodologias diferenciadas, fazem com que os alunos se sintam mais envolvidos e curiosos para compreender um determinado conteúdo”, lembrou Carloney Alves.
 
Os alunos da graduação perceberam que trabalhar com esses recursos possibilita compreender a importância do uso de diferentes métodos de ensino. Além disso, o desenvolvimento das histórias contadas na apresentação promoveu um exercício de raciocínio e criatividade. 

Por Ascom Ufal

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.