Alagoas serve de inspiração no acolhimento a dependentes químicos no Brasil

No ano passado, representantes dos estados do Ceará, Rondônia e Goiás visitaram o Estado para ver de perto como funciona o projeto que está alcançando resultados significativos em Alagoas.
No ano passado, representantes dos estados do Ceará, Rondônia e Goiás visitaram o Estado para ver de perto como funciona o projeto que está alcançando resultados significativos em Alagoas. Paulo Rios 

O trabalho da Rede Acolhe se tornou referência no acolhimento a dependentes químicos no Brasil. O projeto, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), tem despertado a atenção de vários estados brasileiros, que buscam em Alagoas inspiração para desenvolver ações voltadas aos usuários de drogas.

No ano passado, representantes dos estados do Ceará, Rondônia e Goiás visitaram o Estado para ver de perto como funciona o projeto que está alcançando resultados significativos em Alagoas. Esta semana, foi a vez da secretária de Cidadania e Justiça do Tocantins, Gleidy Braga, conferir o trabalho da Rede.

A secretária conheceu as instalações dos Centros de Acolhimento de Maceió e Arapiraca e se reuniu com a equipe gestora de Alagoas, que detalhou como é feita a operacionalização do programa no Estado.

“Fiquei sabendo da Rede Acolhe por meio de um convênio federal, que prevê o intercâmbio com outros estados. A própria equipe técnica do governo federal utilizou como referência o Estado de Alagoas. Por esse motivo, resolvemos conhecer”, contou Gleidy Braga.



Segundo a secretária tocantinense, o que mais despertou atenção foi a articulação com todos os setores da sociedade. “Fiquei encantada também com os trabalhos dos Anjos da Paz. Eles saem do seu espaço físico e buscam os dependentes nas ruas, nas casas. É um programa que, sem dúvida, temos muito interesse em replicar”,enfatizou.

A superintendente de Políticas sobre Drogas, da Seprev, Esvalda Bittencourt, explicou que a Rede Acolhe faz também uso da tecnologia para otimizar seus trabalhos. “O programa conta com um sistema biométrico para acompanhar os acolhidos durante todo o processo de auxílio. Além disso, um call center por meio do número 0800 280 9390 fica disponível para toda a população”, detalhou.

A Seprev tirou dúvidas ainda sobre prestações de contas, formas de controle dos recursos, credenciamento e fiscalização das comunidades acolhedoras custeadas pelo Estado, além das articulações com prefeituras para celebrar apoios logísticos em ações no interior. 

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas


Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.