Campanha de vacinação contra a Influenza em AL inicia nesta quarta - feira (30)

 Segundo o Ministério da Saúde, vacinas serão enviadas no dia 1º de abril. Estado já registra casos suspeitos do tipo mais grave da Influenza, o H1N1.

Campanha terá início no dia 30 de abril (Foto: Biné Morais/O Estado)
Ministério da Saúde informou, na última terça-feira (29), que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início a partir do dia 30 de abril em quase todo o país e, em Alagoas, não será diferente.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Alagoas já registrou este ano sete casos suspeitos do tipo mais grave da gripe, o H1N1.

As remessas da vacina começam a ser enviadas pelo Ministério da Saúde no dia 1º de abril e, a partir do recebimento das vacinas, deverão ser definidas as estratégias de contenção, conforme as análises de risco, para a vacinação da população-alvo do estado.

O H1N1 é um dos três subtipos do vírus Influenza e, até o meio de março, já causou 23 mortes no estado de São Paulo.

Os sintomas são parecidos com o da gripe comum, como febre, tosse, dor de garganta, coriza, congestão nasal, mal estar, calafrios e dor de cabeça. Por isso é preciso estar atento e procurar um médico o quanto antes.

Além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza, como higienizar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como gestantes e idosos, que possuem mais risco de adoecer.

Por G1

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.