Conheça a Autobiografia do Professor e Artista plástico, José Gomes da Silva

Imagem José Gomes
Em 23 de agosto de 1978 nasce o Artista Plástico e Pedagogo José Gomes da Silva,  no Povoado Malhada município de Delmiro Gouveia Alagoas, filho de uma família simples, Dona Marlene Gomes de Souza e Seu Benedito Isidoro da Silva.  

José Gomes  desde  sua infância  era um  admirador de trabalhos artísticos. Aos 13 anos, quando sua mãe já havia falecido, ao sentir saudades corria para apreciar a paisagem local onde se sentia preenchido, via que tudo tinha um significado especial como o barulho dos pássaros,  cores do mato e os animais que formavam a vegetação, então ao lembrar da luta de sua mãe e seu pai para educar os cinco irmãos, passou a ajudar nos afazeres domésticos para ajudar na renda familiar. 

Quando tinha 10 anos de idade, foi pela primeira vez à escola e lá durante as aulas de pintura livre começou a despertar o gosto e o prazer pelas cores e a perceber como as imagens respondiam positivamente aos estímulos artísticos, por ser de origem muito pobre, porém com habilidades artisticas, começou a catar nos lixos pontas de lápis para desenhar e pintar até porque seus pais não tinham condições de comprar.  

Em 1996, saiu do sítio e  veio para a cidade de Delmiro Gouveia onde trabalhou como empregado doméstico  com  objetivo de estudar, logo foi matriculado na Escola Afrânio Salgado Lages  em seguida   para a Escola Francisca Rosa da Costa,  cursar o ensino normal de nível médio.

Em 2002 saiu dos trabalhos domésticos e iniciou seu primeiro trabalho como arte-educador na Escola Primavera com alunos de educação infantil e séries iniciais como também participou de vários cursos de capacitação na escola. Em 2002  foi convidado pelo PRONAGER - programa de geração de emprego e renda para realizar uma oficina de pintura em tecidos no Povoado Lagoinha.

Com seu trabalho sendo reconhecido em 2004, foi contratado para trabalhar  na Função de Professor na Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia. Participou  do Projeto Oficina de Leitura na Biblioteca Pública Municipal Yeda Damasceno.  Em 2005 teve a oportunidade de participar do Projeto Ponto de Cultura Arte e Ação, promovido pelo Ministério da Cultura voltado para crianças e adolescentes de comunidades menos favorecidas para ministrar uma oficina de artes.

Ainda em 2005, foi coordenador da oficina de pintura em tela promovido pelo Cras do município de Mata Grande/AL,  pela Secretaria de Assistência Social, bem como ministrou e orientou a oficina de pintura em tela no município de Pariconha/AL. 

Em 2006 foi convidado pela Secretaria de Educação de Delmiro Gouveia para ser educador no programa AABB comunidade.

Em 2008 realizou um curso de capacitação em arte para professores de educação infantil da rede municipal.

Em 2011 inicia Faculdade e em 2015 concluiu  a  Licenciatura plena em Pedagogia. Ainda em 2011 realizou mais duas oficinas uma com alunos da Universidade Federal de Alagoas UFAL.

Em  2015, fez um curso de AUTISMO Pela UNEB (Universidade Estadual da Bahia) em Paulo Afonso com a especialista NORA CAVACO. Ainda em 2015 foi Habilitado pelo SICAB/AL PROGRAMA DO ARTESÃO BRASILEIRO, onde também participou do Curso de artesanato em EVA. 

José Gomes trabalha no Caps (Centro de Atenção psicossocial Doutor Gaudêncio Martins Lisboa Neto) COMO ARTE TERAPEUTA. Atua também no REPENSAR ambulatório de saúde mental como Educador Especial, também atua como arte educador na APAE de Delmiro Gouveia,  participou da 5ª conferência de saúde mental em Maceió Alagoas. Participou também de Capacitação em Geração de renda pelo Conselho regional de psicologia do estado de Alagoas. 

Nos anos de  2011 e 2016, fez parte da comissão do Selo Unicef. em Delmiro Gouveia.  Ainda em 2011 realizou mais duas oficinas uma com alunos da Universidade Federal de Alagoas UFAL, e  na comunidade Vila 25 no projeto educação ambiental e reciclagem e outra no Projovem adolescente com pintura em tela, faz parte de um grupo musical de uma casa Religiosa, e faz pós-graduação em educação especial e Nuropsicopedagogia pela UCAM-UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES tendo a conclusão em  junho de 2018.

José Gomes inspira-se na natureza e na música clássica, utilizando o  estilo do Realismo e do abstrato, realizar suas pinturas em telas.

Confira imagens das pinturas feitas  pelo Artista Plástico e Pedagogo José Gomes da Silva































Por  Blog Adalberto Gomes Notícias com Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.