Produção de cosméticos em Maravilha/Al transforma vida de mulheres

Associação no Sertão de Alagoas usa leite de cabra como matéria-prima para produtos 

Sabonetes em barra, sabonetes líquidos, hidratantes e buchas vegetais, à base de leite de capri, são o ponto forte da Natucapri, associação de mulheres do Município de Maravilha
Sabonetes em barra, sabonetes líquidos, hidratantes e buchas vegetais, à base de leite de capri, são o ponto forte da Natucapri, associação de mulheres do Município de Maravilha (Foto: André Palmeira)
Sabonetes em barra, sabonetes líquidos, hidratantes e buchas vegetais. Esta é a produção da Natucapri, associação de mulheres do Município de Maravilha, a 240 km de Maceió, que utiliza o leite de cabra como matéria-prima para confeccionar cosméticos.

Atendida pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura no Sertão, o negócio surgiu para gerar renda para 20 produtoras rurais. Por meio das capacitações oferecidas pelo APL, as associadas aprenderam a se comunicar melhor com os clientes e a negociar.


“A presença do APL foi fundamental para o desenvolvimento da Associação. Desde que a gente produziu o primeiro sabonete, o APL esteve presente, nos incentivando e apoiando”, afirma a presidente da Natucapri, Maria José dos Santos.

Instalada em uma casa alugada pela Prefeitura de Maravilha, a produção da Natucapri é bem variada. Com um litro de leite de cabra é possível produzir até 600 sabonetes, de forma artesanal.

As associadas utilizam ainda essências para combater a oleosidade, espinhas e hidratar a pele. O trabalho da Associação agora é para obter o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Giselle Mascarenhas, a certificação da Natucapri pela Anvisa é uma das prioridades da Sedetur.

“A Sedetur está trabalhando para viabilizar a certificação da Natucapri pela Anvisa. Com o selo, a Associação poderá expandir, agregar mais mulheres na região e, consequentemente, gerar mais renda no Médio Sertão alagoano”, explicou Giselle Mascarenhas.

 Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.