Governador de Alagoas em exercício encontra comunidade escolar e ressalta indicação de gestores em escolas de melhor Ideb

Com o encontro, governador em exercício completou ciclo com responsáveis pela educação em todas as 50 escolas estaduais no Sertão de Alagoas
Governador em exercício completou ciclo de encontro com responsáveis pela educação em todas as 50 escolas estaduais no Sertão de Alagoas
Governador em exercício completou ciclo de encontro com responsáveis pela educação em todas as 50 escolas estaduais no Sertão de Alagoas Valdir Rocha
O governador em exercício e secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, visitou, nesta sexta-feira (4), a comunidade escolar da 8ª Gerência Regional de Educação (Gere), localizada no município de Pão de Açúcar. Com o encontro, o secretário completou o diálogo com todas as gerências que representam a secretaria no Sertão de Alagoas.

A 8ª Gere é composta por escolas que representam a Seduc nas cidades de Pão de Açúcar, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Monteirópoles, Palestina e São José da Tapera.

Durante a reunião, o gestor da pasta da Educação ressaltou a importância do diálogo com os servidores do Estado e tocou em assuntos como a descentralização de recursos, as reformas estruturais e construções de ginásios nas unidades escolares da rede pública estadual, e a valorização dos diretores. Luciano Barbosa falou também das melhorias adquiridas devido à integração entre os municípios e o Estado.


“O secretário tem que se preocupar tanto com a rede estadual, quanto com a municipal, por isso o diálogo entre as duas são tão importantes. Uma das ações que realizamos foi a não indicação política dos gerentes regionais, que são escolhidos através das escolas de cada região com o melhor Ideb [Índice de Educação Básica]. Esse gerente pode ser tanto da rede municipal, quanto da estadual. Essa iniciativa oxigena a máquina da Educação e dá rotatividade ao processo”, afirmou Barbosa.

A gerente da 8ª Gere, Andréa Carla Rodrigues, reiterou a importância dos encontros. “Para nós que fazemos a educação no Sertão um encontro como esse é muito importante. Essa atitude mostra que o secretário está saindo do gabinete para ir às [gerências] regionais e ouvir os problemas dos professores e da comunidade escolar como um todo”, destacou Andréa.

O técnico pedagógico da 8ª Gere, José da Silva Santos, corrobora com os pensamentos discutidos na reunião e elogia a valorização dos profissionais pelo Governo de Alagoas, por meio da Seduc.

“A proposta do secretário para que os monitores tenham um planejamento e se dediquem a uma carga horária grande em uma escola é louvável, além das outras propostas que nos são   apresentadas”, disse Santos.

A reunião contou ainda com a presença do Monsenhor Petrúcio, pioneiro na educação da região e responsável pela Faculdade Integrada São Vicente (Fasvipa), onde o encontro ocorreu.

“Eu fiquei entusiasmado com a fala do secretário, pois ele acredita na melhoria da Educação. Ele é um dos melhores gestores na pasta que o nosso estado já teve, pois está presente na caminhada pela melhoria”.

Sertão 

Durante os encontros, o governador em exercício e secretário de educação já manteve diálogo com os gerentes regionais responsáveis pelas 50 escolas estaduais localizadas no Sertão de Alagoas. As unidades estão distribuídas em três gerências compostas por 24 municípios.


Integração 

Após a reunião com a comunidade escolar, o gestor da pasta se reuniu com os secretários municipais de educação de Pão de Açúcar, Batalha, Jaramataia, São José da Tapera e Palestina, para discutir políticas públicas que apresentem melhorias para os estudantes da rede pública, e para fortalecer a melhoria do Ideb e do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

A secretária de Educação de São José da Tapera, Maria Helena Rodrigues, explica a importância do encontro.

“Essa interação é importantíssima e tem que existir. A educação do município não é responsabilidade só do município e vice-versa”.

 Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.