PM de Alagoas participa do Enem com efetivo de 1.750 homens e mulheres


1.750 policiais militares estão envolvidos no processo.
1.750 policiais militares estão envolvidos no processo. Foto: Marcio Ferreira/ arquivo
Os 26 municípios alagoanos onde ocorrerão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos dias 5 e 6, contarão com um efetivo de 1.750 policiais militares, a pé e motorizados, bem como do Grupamento Aéreo, que estarão distribuídos entre a escolta e segurança nas 348 unidades escolares da capital e interior. A operacionalidade foi dividida em quatro regiões.

As atividades começam nesta sexta-feira (04) com escolta das provas para os locais onde serão aplicadas e findam na segunda-feira (7) com a operação reverso ou escolta com recolhimento e traslado das provas todas para a capital.

Na área do Comando da Capital, nos municípios de Maceió, Pilar, Rio Largo e Marechal Deodoro as provas acontecem em 140 escolas. Já nos municípios do Comando de Policiamento do Interior (CPI), região da Zona da Mata e Alto Sertão, a polícia estará de prontidão em Água Branca, Batalha, Delmiro Gouveia, São José da Tapera, Santana do Ipanema e Olho D’Água das Flores perfazendo 41 locais de provas.

No Agreste e Litoral Sul, a presença da tropa é a maior, abrangendo Arapiraca, Girau do Ponciano, Traipu, Teotônio Vilela, Palmeira dos Índios, Igaci, Penedo, Coruripe, São Miguel dos Milagres, Campo Alegre, Boca da Mata, Atalaia e Viçosa. Ao todo a polícia estará em 132 escolas.

Por fim, na Zona da Mata e Litoral Norte, as atenções com reforça militar estarão voltadas para União dos Palmares, Porto Calvo e São Luiz do Quitunde.

O coordenador geral de operações da Polícia Militar no Enem, major Luiz Santos, acredita que o período será de tranquilidade.

“Mediante o emprego do efetivo que foi planejado para essa demanda do Enem 2016, a expectativa é  de que tudo transcorrerá pacificamente em todo o período de aplicação das provas. Em razão do reforço do policiamento disponibilizado pela Polícia Militar , teremos mo mínimo dois policiais por local de prova, além do patrulhamento no entorno contando com suporte aéreo”, ressalta o major Santos.

A PM trabalhará em parceria com as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, os Correios, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Eletrobras, a Casal, o Samu e o Cesgranrio. 

Mobilização

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) estará de prontidão com um Centro de Comando de Controle durante o período de aplicação de provas do Enem, a partir das 7h, deste sábado (5), na Sala de Situação do órgão. Representantes das unidades integradas polícias Civil, Militar e Federal, Corpo de Bombeiros, SMTT, Samu, além de agências de inteligência ficarão atentas a todas as ocorrências na capital e interior.

O Comando foi criado para uma pronta resposta em caso de ilícitos detectados.

 Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.