Reuso de águas é uma alternativa estratégica para o Nordeste

Especialistas veem o reuso como um mecanismo para se obter a segurança hídrica, principalmente nas cidades onde os baixos índices de oferta de água são preocupantes
Especialistas veem o reuso como um mecanismo para se obter a segurança hídrica, principalmente nas cidades onde os baixos índices de oferta de água são preocupantes (Foto: Divulgação/Honório Barbosa)

“O reuso de águas é uma alternativa estratégica para o Nordeste”, afirmou o engenheiro civil Álvaro Menezes, diretor nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e sócio executivo da GO Associados - Escritório Norte/Nordeste, durante a palestra de abertura do Seminário Reuso de Águas como Oportunidade para o Desenvolvimento Socioeconômico no Nordeste, na manhã desta segunda-feira (17), no auditório da Casa da Indústria, em Maceió.

Menezes disse que o cenário atual é preocupante quanto à oferta de água. “Apenas 39% da população brasileira mora nas 100 maiores cidades”, salientou. Segundo ele, o nível de atendimento de coleta e tratamento de esgoto é muito baixo e há desequilíbrio entre a oferta e a procura. Ele vê o reuso como um mecanismo para se obter a segurança hídrica.

Em sua palestra, o professor Ivanildo Hespanhol, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e diretor do Centro Internacional de Referência em Reuso de Águas (Cirra), falou dos desafios e experiências dessa técnica no Brasil, enquanto que o engenheiro Alexandre Fortin, da Water Business Group Brazil Lead, representante da Ch2m Hill, mostrou os cenários nacional e mundial sobre reuso.

A programação do evento incluiu debates e palestras. O advogado Fernando Marcato, MsC em Direito Público Comparado (Universidade Panthéon – Sorbonne (FRA) e sócio executivo da GO Associados, falou dos aspectos legais sobre o reuso de águas.

Já o engenheiro Renato Giani Ramos, da Latin America Commercial Leader and Filtration Marketing Manager/Dow Chemical Brazil e coordenador da Câmara Temática de Dessalinizaçãoi e Reuso da Abes, discorreu sobre custos e tecnologia disponíveis.

O evento, promovido pela Abes Nacional e aberto a especialistas e ao público em geral, contou com o apoio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), GO Associados, Sinduscon, Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Crea-AL, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Braskem, Ademi-AL, ABRH, Ch2m e Abes-AL.

  Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.