Artesãos exibem talento e arte de Alagoas na Feira Brasil Original, em SP

     Processo seletivo através de edital possibilita descoberta de novos profissionais

Corá é uma das artesãs que apresentam sua arte em terras paulistas.
Corá é uma das artesãs que apresentam sua arte em terras paulistas. Fotos: Divulgação Sebrae
Desde a cerâmica à fibra da bananeira. Transpassando o crochê, a madeira e a infinidade de bordados. Essa diversidade de tipologias é o que parece encantar quem visita o estande de Alagoas na 1ª edição da Feira de Artesanato Brasil Original, iniciada nesta quinta-feira (20), no Anhembi, em São Paulo.

De acordo com a visitante paulista Rejiane Pereira, o trabalho artesanal alagoano representa um dos mais criativos e inovadores do Brasil.

"Esse é meu primeiro contato com o trabalho do Estado e estou encantada. É tudo muito criativo, diferente do que vemos em outros estandes e com uma diversidade de tipologias admirável", ressaltou Rejiane Pereira.


Mais uma vez, a produção alagoana é um dos destaques no evento. Em um estande de 260 m², 17 artesãos alagoanos, selecionados por meio de edital do PAB, expõem seus trabalhos e comemoram a visibilidade alcançada através da participação na feira.

Maria Corá, artesã que trabalha com cerâmica há 14 anos, é uma das quatro profissionais que participam de uma feira nacional pela primeira vez.

“Ter conseguido passar no edital significa, para mim, que estou entre os melhores artesãos de Alagoas. As expectativas de vendas são as mais positivas possíveis por já ter sentido uma aceitação muito boa do público", afirma Corá.

Prestigiando a abertura do evento, a primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, destacou a importância de conquistar novos mercados.


"O artesanato alagoano tem marcado presença em eventos nacionais, destacando-se pela autenticidade e beleza única de suas peças. Na feira Artesanato Brasil Original, nossos artesãos têm a oportunidade de comercialização e parcerias, além da abertura no maior mercado interno do país", ressaltou Renata Calheiros.

Edital

A fim de promover a transparência no processo de seleção dos profissionais que integram o estande de Alagoas nos eventos, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) tornou público, em abril deste ano, o edital de seleção dos artesãos para a participação em feiras.

“Esse processo seletivo é fruto de uma solicitação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), além de ser uma demanda já identificada pela Sedetur para promover transparência na escolha dos artesãos. Isso possibilita a descoberta de novos profissionais, ampliando as oportunidades de participação", explicou a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.


A feira acontece de 20 a 23 de outubro, no Anhembi, em São Paulo, organizada pelo Sebrae Nacional, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.