Produtores familiares de Água Branca participaram do Dia de Campo

Imagem Agência Alagoas
Como parte da programação de eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), promoveu, na quinta-feira (20), o Dia de Campo com a temática:  Biodigestor: alternativa para produção a partir de resíduos animais, no povoado Sítio Quixabeiras, zona rural do município de Água Branca, no Sertão de Alagoas. 

Dividido em duas etapas, teórica e prática, o Dia de Campo reuniu 25 agricultores e técnicos da Emater no Alto Sertão, para apresentar a tecnologia que utiliza resíduos animais para produção de energia. 

A gerente da Emater no Alto Sertão, Tânia Barbosa, ressalta a importância do compartilhamento de tecnologias acessíveis aos produtores familiares da região.  

“É importante que os pequenos produtores tenham acesso às tecnologias que os possibilitem ter economia na renda familiar e esse é o papel da Emater também: facilitar a multiplicação de conhecimentos dentro do meio rural”.

Durante o evento, os agricultores conheceram as tecnologias de aproveitamento da água, no sistema de Água Cinza e o Fogão Roket, que funciona com lenha e carvão. O lanche, servido aos participantes, foi preparado, no fogão convencional, com a energia gerada a partir do biodigestor.

Emater na SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia teve início na segunda-feira (17) e segue, oficialmente, até o domingo (23). Com o tema "Ciência Alimentando o Brasil", a SNCT vai estimular a discussão acerca da produção de alimentos, agricultura e agronegócio. 

Nesse sentido, a Emater-AL contribuiu para que Alagoas se tornasse o Estado líder em cadastros de projetos durante a SNCT. Só a Emater tem 27 projetos inscritos durante a Semana. São palestras, dias de campo, oficinas e atividades práticas, que vão levar à sociedade alagoana mais conhecimento e desenvolvimento sustentável sobre a área rural. 

É o que destaca a diretora de pesquisa e inovação tecnológica do Instituto, Joseani Castro. “A missão da Emater tem tudo a ver com a temática e os subtemas da Semana de Ciência e Tecnologia, por isso nós nos mobilizamos, desde a participação no Comitê Gestor, junto à Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), para que pudéssemos levar o máximo de atividades para o público”, relata a gestora.  

Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.