Juceal realiza encontro para melhorar ambiente de negócios no Sertão

Evento direcionado aos administradores ligados à Redesim nos municípios alagoanos aconteceu nesta terça (19), em Delmiro Gouveia 

Palestra foi  ministrada pelo gerente de suporte do Portal Facilita Alagoas, Edmundo Lins
Palestra foi ministrada pelo gerente de suporte do Portal Facilita Alagoas, Edmundo Lins Ascom/Juceal
 
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae-AL), realizou a  terceira edição do Encontro de Administradores do Sistema Facilita Alagoas deste ano. Para alcançar os administradores do Sertão alagoano, Delmiro Gouveia foi escolhida como sede do evento que aconteceu nesta terça-feira (19).

O encontro foi voltado para servidores das prefeituras alagoanas que são responsáveis pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em seus municípios. Entre as funções, estão a aprovação da viabilidade de endereço para empresas e a geração de alvarás e inscrições.

O evento desta terça contou com palestra do gerente de suporte do Portal Facilita Alagoas, Edmundo Lins. Explicando o funcionamento do portal, que é a interface da Redesim no Estado, e, em especial, o caminho percorrido pelo cliente para iniciar o pedido para abertura de negócio e para a solicitação de licenças, o gerente deu destaque a nova funcionalidade disponível para o Microempreendedor Individual (MEI).

Ainda em fase opcional, os empresários que desejam registrar um MEI poderão realizar a consulta de endereço pelo Portal Facilita Alagoas para que então prossigam com a abertura do negócio no Portal do Empreendedor. Para Lins, a nova opção permite um controle maior das prefeituras sobre as empresas instaladas nas cidades.

“Se isso for feito pelos empresários, a vistoria de vocês também será facilitada, porque poderão saber o real local das empresas e também se as atividades podem ser realizadas naquele endereço”, reforçou. A constituição de MEIs representa cerca de 70% das aberturas totais de empresas por mês em Alagoas.

Após expor a nova funcionalidade, o gerente abriu espaço para discussões quanto a melhorias no sistema e dúvidas de procedimentos. Um dos pontos citados pelos participantes foi a emissão de notas de serviços para os MEIs por meio do Facilita Alagoas.

Presente no encontro, o servidor de Major Izidoro Jucélio Ferreira frisou a necessidade do contato direto entre os administradores do sistema nas prefeituras e a Junta Comercial, órgão responsável pela gestão da Redesim no Estado.

“Ao passo que nós vamos utilizando o sistema, algumas dúvidas vão surgindo e é sempre bom a gente ter esse contato para que esses erros não ocorram. Normalmente encontros como esses são realizados em Maceió, o que dificulta o transporte, por isso é importante a descentralização”, frisou o major.

Além do encontro em Delmiro, foram promovidas outras duas edições neste ano, em Arapiraca e Penedo. Para direcionar as ações ao Norte do Estado, um novo encontro, agora em Maragogi, está programado para acontecer em outubro.


 Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.