Garra e empreendedorismo de costureira alagoana viram matéria em revista de circulação nacional, conheça a história de vida de Maria das Graças Correia


Maria das Graças Correia,

Leitores da Revista Burda Style em todo o Brasil vão encontrar, na edição de julho, a história peculiar de Maria das Graças Correia, uma costureira do Sertão de Alagoas que faz a diferença na sua área antes mesmo de ter noção do que empreendedorismo seria. O artigo conta as origens de Maria das Graças e como ela construiu sua vida em volta das agulhas e montou um negócio em um quartinho nos fundos de casa.

Morando e trabalhando na roça, no município de Pão de Açúcar, Graça, como é chamada, tinha 9 anos quando via sua mãe costurar. Da observação veio a prática, escondida, elaborando um vestidinho para a irmã mais nova. Porém, como cortou uma toalha de mesa bordada da família para fazer a peça, acabou sendo punida. Passado o susto inicial, a técnica da garota foi sendo desenvolvida pela mãe e pelas primas.
Ela começou a ganhar dinheiro com costura aos 12 anos, ao fazer pequenos consertos para conhecidos. Aprendeu crochê, mas a costura era mais rápida e tornava mais fácil conseguir o recurso extra para ajudar em casa. Com as primas que moravam na cidade, a relação era de escambo: Graça consertava algumas peças e ganhava outras.

E assim ela foi crescendo, sempre observando as pessoas na rua, lendo revistas, assistindo novelas e notando as roupas que passavam na TV. Em geral, criava seus próprios modelos, mais simples, e se esforçava para acertar o corte em peças mais elaboradas. Quando casou, o marido Hernande deu apoio à vocação da costureira e construiu um quartinho nos fundos da nova casa, em Olho D’Água do Casado, avançando pelo Sertão alagoano, para que Graça tivesse seu próprio ateliê.

“Eu sempre fui procurando formas de me aprimorar e aprender algo mais. Quando eu ouvia falar sobre curso ou alguma capacitação, mesmo que fosse no município vizinho, eu procurava ir. E, além disso, passava o que eu via para colegas costureiras. Assim, quando vinha encomenda grande, de uniforme, por exemplo, eu chamava elas para que trabalhassem comigo, e cada uma ganhava sua parte”, conta a empreendedora Maria das Graças.

Foi assim, procurando aprender mais sobre o ofício, que, 30 anos depois de sua primeira aventura com uma máquina de costura e a toalha bordada da mãe, Graça atendeu a um chamado da Prefeitura de Olho D´Água do Casado para um curso de corte e costura que teria na cidade.

O início do empreendedorismo

Foi no curso de sua cidade, em 2007, que Maria das Graças conheceu as ações do Sebrae em Alagoas. O evento foi uma realização da Cadeia Produtiva de Confecções de Alagoas, projeto que reúne Sebrae, Governo de Alagoas, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que, juntos, trabalham no fomento a indústrias de confecções e núcleos de costureiras em 20 municípios do estado.

“Foi aí que tudo mudou. Porque, antes, eu ficava procurando as coisas, mas era meio perdida, solta, sem saber onde procurar direito. Depois que eu conheci o Sebrae, tudo ficou mais organizado e melhor de trabalhar. Bastou eu conhecer a gestora Ana Paula para ela passar a me ligar sempre para informar e convidar para alguma capacitação nova que ia haver. Aí eu dizia a ela que iria fazer, e ia mesmo. Já fui a dois lançamentos do Caderno Inova Moda, em Maceió, e fiz três cursos com eles também”, completa.

A gestora citada por Graça é Ana Paula Dantas, analista da Unidade de Indústria (UIND) do Sebrae em Alagoas, e uma das admiradoras da sertaneja. “A Dona Graça é uma mulher empreendedora, uma guerreira; nada é dificuldade para ela. Houve uma associação de costureiras em Olho D’Água que não foi para frente, e, quando fomos lá para ver como estava a situação, ela nos mostrou o quartinho nos fundos de casa onde levava seu próprio negócio e convidava as antigas colegas de associação para realizar algumas encomendas”, relembra a analista.

A partir de então, o Sebrae passou a convidar Maria das Graças para ações realizadas em Piranhas, cidade focal no Sertão e mais próxima da costureira, onde ela teve contato com temas diversos relacionados a empreendedorismo. De acordo com Graça, essa foi a oportunidade de falar com especialistas sobre outro tema que ela já vinha pesquisando: a formalização.

“Eu era cadastrada em um sindicato rural daqui, porque também lidava com a terra, mas quis levar a costura mais a sério, precisando ter nota fiscal e condições para negociar melhor a compra de material. Pesquisei sobre o assunto, perguntei a uma assistente social da Prefeitura e vi também que, se eu me formalizasse, ia ser melhor quando quisesse me aposentar, futuramente”, explica.

Hoje, Graça é uma orgulhosa Microempreendedora Individual (MEI), que trabalha com peças de alta costura e alfaiataria, tudo feito sob medida. “Estou satisfeita demais. Tenho garantias para o futuro, tudo o que busco é mais fácil de encontrar, até mesmo os eventos do Sebrae. Se antes eu buscava as coisas para participar, agora elas vêm até mim, não tem nem comparação”.

Proprietária de máquinas de costura doadas pelo Governo do Estado, Maria das Graças está segurando um pouco a ampliação do espaço físico do ateliê, frente ao momento difícil da economia e ao novo emprego do marido, que o levou para Pernambuco. Enquanto isso, vai seguir conselhos ouvidos em consultorias do Sebrae e trabalhar na fidelização e melhor atendimento de sua clientela.

“As pessoas para quem costuro - principalmente as roupas de festa - sempre voltam. Então, vou fazer uma lista e trabalhar só com elas para poder atender direitinho e dar conta das encomendas mais fácil”, analisa Graça.

Mas não se engane: o planejamento também servirá de base para ajudar na decisão sobre novos voos. Maria das Graças recebeu um convite para trabalhar com uma empresária de confecções que vai lançar uma nova marca em Maceió e está avaliando todas as condições para tomar a decisão. Aquela aventura do passado com a toalha de mesa bordada lhe rende bons frutos até os dias atuais.

  Por Agência Sebrae
 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.