Vazão reduzida do Velho Chico gera captação de água salobra em Piaçabuçu

Margens do Rio São Francisco, em Piaçabuçu
Apesar de estar as margens do Rio São Francisco, a cidade de Piaçabuçu sofre com a precariedade no serviço de abastecimento de água, assim como outros municípios localizadas na região.
A vereadora Eliane Araújo de Oliveira, mais conhecida na região como Loura Amaral, informou à equipe de reportagem do Portal 7 Segundos que a falta de água é quase que diariamente e quando o abastecimento é realizado, a água disponibilizada para a população é salobra.

"Infelizmente a culpa disso é a baixa vazão do Velho Chico. Como o rio chega sem força a sua foz, o mar acaba ganhando a disputa e invadindo a água doce", disse a parlmaentar.

A baixa vazão não tem prejudicado só o abastecimento de água, mas também a economia pesqueira da região. Os peixes de água doce praticamente desapareceram nos seis povoados mais próximos do mar, prejudicando o trabalho dos mais de 3 mil pescadores que dependem da pesca para sobreviver.

Além disso, a salinização das águas do Rio São Francisco tem prejudicado a vegetação que nasce em suas margens.
Moradores informaram que a "invasão" do oceano já retirou até um povoado do mapa da cidade.
A equipe de reportagem do Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBH), e foi informada de que o órgão já instaurou um processo de conflito de uso para tentar minimizar o problema.

De acordo com a Lei n° 9.433/97, que trata da Política Nacional de Recursos Hídricos, a água é um bem de domínio público e que em tempos de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.

Mas não é bem isso que vem acontecendo. A água salobra que tem sido disponibilizada para a população de Piaçabuçu é resultado do represamento pelas hidrelétricas.
Apesar da redução da vazão contradizer o artigo 1º da referida Lei, a ação foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), para minimizar os prejuízos causados pela crise hídrica.

Por Sete Segundos

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.