Eletrobras - Al inicia operação 'Gato Net' contra instalações clandestinas

                                      A Operação “Gato Net” percorrerá municípios de todo o estado

(Crédito: Divulgação/Eletrobras )

A Eletrobras Distribuição Alagoas deu início a operação “Gato Net”, que tem como objetivo remover cabos de fibra ótica instalados de forma indevida nos postes de energia elétrica. No primeiro dia de operação  realizado nesta sexta-feira(20), os técnicos da Distribuidora atuaram em São Miguel dos Campos, a 62,5 km de Maceió.
 
Na cidade, foram visitadas áreas em que alguns cabos e equipamentos estavam sem placas de identificação e sem contrato com a Eletrobras. Além disso, foi constatado que algumas empresas de telecomunicação possuíam um ramal de identificação, mas ainda não haviam apresentado um projeto de estudo para a Distribuidora. 

Segundo um levantamento feito pela Eletrobras, cerca de 20 km de cabos de fibra ótica estão instalados de forma clandestina. Por conta desse tipo de irregularidade, a Empresa tem uma perda líquida de aproximadamente R$ 8 milhões por ano. Se esse recurso financeiro fosse arrecadado, poderia ser investido para aumentar a qualidade e confiabilidade do sistema elétrico. 

De acordo com o engenheiro eletricista da Eletrobras, João de Souza Leão, para ocorrer o uso mútuo do poste é necessário que haja um contrato entre a Distribuidora e a empresa solicitante. Entretanto, esse documento só é finalizado quando há um estudo prévio de viabilidade técnica, onde será verificado se o poste suportará o compartilhamento da estrutura. 

O uso indevido dos postes também ameaça a segurança da população, pois se a estrutura de concreto não resistir aos cabos, a fiação pode romper e há risco de tombamento do poste. O contato da rede de telecomunicação com a elétrica também prejudica o fornecimento de energia e pode causar acidentes, abalroamentos e choques elétricos. 

A Operação “Gato Net” percorrerá municípios de todo o estado. Os cabos clandestinos serão recolhidos e só serão devolvidos para os responsáveis que procurarem a Eletrobras para reaver o material, mediante apresentação de documento que comprove a propriedade. 

Como se regularizar
 
Antes de implantar os cabos, as empresas de telecomunicação devem, primeiramente, submeter projeto técnico para a Eletrobras, seguindo as exigências das Resoluções Conjuntas nº 1, da Aneel, Anatel e ANP; e nº 4, da Aneel e Anatel. 

O projeto de compartilhamento deverá atender às normas técnicas quanto à faixa de ocupação, diâmetro do conjunto de cabos; distância de segurança entre a rede elétrica e a de telecomunicação em relação ao solo; disposição de reserva dos cabos e segurança da população.

Por Ascom Eletrobras

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.