CAPS de Delmiro Gouveia realiza passeata de conscientização sobre o dia de manifesto nacional da luta Antimanicomial

18 de maio é dia de manifesto pelo dia nacional da luta Antimanicomial 

Imagem Ascom PM/DG
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial Dr. Gaudêncio Lisboa em Delmiro Gouveia se faz presente nesta luta constante e diária.

Os manicômios já nasceram atrelados a um projeto da sociedade capitalista e, por isso, uma de suas mais importantes características é o isolamento dos pacientes. Apesar de se apresentarem como “espaços terapêuticos”, se transformaram em espaços meramente lucrativos para o mundo empresarial.

Para combater este tipo de visão, foram instalados no Brasil centenas de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que, apoiados pelos Governos Municipais por meio das Secretarias de Saúde, oferecem serviços de Atenção Básica , leitos de atenção à crise, Centros de Convivência, projetos de geração de trabalho e renda, grupos coletivos culturais, assim como outras iniciativas ligadas à assistência social, educação, arte, cultura, lazer, entre outras, num processo de Reforma Psiquiátrica que hoje é referência internacional.

IMG_2318

O maior objetivo dos CAPS é recuperar os seus pacientes, socializando-os e devolvendo-os ao convívio de seus familiares livres dos vícios e das drogas.

Em Delmiro Gouveia não é diferente. O Caps Dr. Gaudêncio Lisboa, coordenado por Valéria Bandeira, foi hoje às ruas com seus usuários e funcionários com a missão de levar a sua adesão ao Movimento.

A passeata serviu para comemorar o Dia de Luta Antimanicomial e também como uma forma de dizer “não” às “camisas de força” e “sim” ao tratamento humanizado e decente. A equipe luta por mais vagas nos Hospitais Gerais com suporte para atendimento psiquiátrico, criação de novos centros de atenção psicossocial e serviços de atenção básica, projetos de geração de renda, ambulatórios, Nasf, coletivos culturais e diversos outros dispositivos para o fortalecimento da saúde mental, onde também sejam incluídas as famílias dos usuários.

Com material confeccionado pelos seus usuários, o CAPS de Delmiro Gouveia levou o seu recado em clima de alegria, mas com a seriedade que o momento exige.


IMG_2304

IMG_2323

IMG_2394

IMG_2397

Por: Ascom/PMDG 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.