Sesau - Alagoas alerta que água da chuva mal acondicionada pode provocar diarreia

Para evitar contaminação que cause doenças, primeira água que cai na calha deve ser desprezada
Comunidades aproveitam a água das chuvas, por meio da captação do telhado, em calhas e cano de pvc
Comunidades aproveitam a água das chuvas, por meio da captação do telhado, em calhas e cano de pvc Fotos: Carla Cleto e Olival Santos
 
O inverno começa apenas no final de junho, mas a chuva que começa a cair já no outono requer cuidados, principalmente dos municípios alagoanos localizados no Sertão, onde a população tem o hábito de armazenar água. O alerta é da coordenadora estadual de Núcleo de Vigilância dos Agravos de Veiculação Hídrica, Jean Lúcia Santos, que pontua o crescimento dos casos de diarreia em Alagoas.

No período de janeiro a abril de 2016, foram notificados cerca de 30 mil casos de diarreia no Estado. No mesmo período do ano passado, o registro foi de 23 mil casos. “Esse número é esperado conforme a série histórica que Alagoas vem apresentando nos últimos anos”, explicou Jean Lúcia. No entanto, alguns cuidados são necessários para evitar a repetição dos 80 mil casos registrados em todo o ano de 2015.


Devido à falta de água, a intermitência do seu abastecimento e o consequente uso de cisterna para o seu acondicionamento, Jean Lúcia esclareceu que é comum a população buscar formas alternativas de armazenar água. Uma delas é aproveitar a água das chuvas, por meio da captação do telhado, em calhas e cano de pvc.

Nessas situações, ela recomenda que se despreze a primeira água para depois condicionar as outras. Isso porque, inicialmente a chuva vai lavar a calha, tirando as impurezas que podem causar algum problema de saúde, a exemplo da diarreia e também leptospirose, causada por uma bactéria presente na urina de ratos.

Cuidados - Jean Lúcia listou alguns cuidados que a população deve ter com a água para consumo. “Não consumir de fontes desconhecidas, filtrar, ferver e utilizar o hipoclorito de sódio na água”. No caso de uso de cisternas, estas devem ser lavadas para evitar contaminação que cause diarreias ou doenças parasitárias.

Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.