Santana do Ipanema : Casal é multada em R$ 135 mil por irregularidades ambientais


(Foto: MP/AL)

Na última  segunda-feira (09), a Casal  (Companhia de Saneamento de Alagoas) foi multada em R$ 135 mil por não  garantir as condições corretas das suas estações de tratamento de esgoto (ETEs) na cidade de Santana do Ipanema.

De acordo com o Ministério Público toda essa operação está sendo realizada juntamento com a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco. Várias irregularidades foram encontradas em Santana do Impanema e providências foram tomadas,  a exemplo de centenas de frascos de agrotóxicos que foram recolhidos no município. Por sua vez, em Dois Riachos, houve a destruição de 11 fornos que funcionavam sem licença ambiental.

No que diz respeito às ETEs da Casal, segundo o MP, estas precisam das estações elevatórias de esgoto para encaminhar os dejetos das residências até o aquedado tratamento e, só depois, despejarem no meio ambiente o líquido tratado dentro dos padrões exigidos pelas normas ambientais vigentes, com o intuito de garantir que não haja degradação ambiental nem riscos a saúde humana.

Sobre os fornos destruídos em Dois Riachos, o fiscal do IBAMA, Roberto Wagner disse: "O processo ocorre da seguinte forma: há o desmatamento de vegetação nativa da região da Caatinga, característica do Sertão de Alagoas. Depois disso, a lenha é colocada nos fornos e fica queimando por um determinado período até resultar no carvão. Para funcionarem, esses fornos têm que possuir uma licença ambiental. Porém, na localidade fiscalizada, não havia essa autorização legal."

Por G1

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.