Escolas alagoanas participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Uma parceria entre a Sociedade Astronômica Brasileira e Agência Espacial Brasileira, a Olimpíada visa fomentar o interesse pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins

Competição registrou crescimento da participação de alunos e escolas alagoanas
Competição registrou crescimento da participação de alunos e escolas alagoanas José Demétrio
Estudantes das redes pública e privada se submeteram, nesta sexta-feira (13), às provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Uma parceria entre a Sociedade Astronômica Brasileira  e Agência Espacial Brasileira, a OBA visa fomentar o interesse pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins entre os jovens. No mesmo dia, também foi realizada a Mostra Brasileira de Foguetes, onde os alunos competiram em uma prova de lançamento de foguetes artesanais.

Com duração de duas a quatro horas, a provas foram aplicadas nos seguintes níveis: nível 1, para os alunos de 1º ao 3º ano do ensino fundamental; nível 2, para estudantes de 4º ao 5º ano do ensino fundamental; nível 3, para turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e nível 4 para o ensino médio.


Expansão - Nos últimos seis anos, a competição registrou crescimento da participação de alunos e escolas alagoanas: enquanto em 2008 o Estado teve 6.114 competidores, em 2015, esse número aumentou para 17.301 alunos. Já na Mostra de Foguetes, houve uma ampliação de 31 participantes em 2009 para 1.715 competidores em 2015.

“Os estudantes demonstraram um interesse cada vez maior pela Olimpíada no decorrer dos anos e acredito que tenhamos um rendimento muito bom nas provas de 2016”, prevê Adriano Aubert, coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, no Cepa.

Laura Silva, estudante do 6° ano da Escola Estadual José Vitorino da Rocha, foi uma das  que se submeteu às provas da OBA. “Gostei muito. Aprendi mais sobre Astronomia e isso vai ajudar muito na escola também”, diz a estudante.

  Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.