Alagoas: Maceioenses poderão assistir à passagem de Mercúrio pelo Sol nesta segunda (9)

Nesta segunda-feira, 09, o maceioense poderá assistir, na Praça Multieventos, na Pajuçara, a passagem do planeta Mercúrio pelo sol.
Imagem Ilustrativa
A professora doutora Lenilda Austrilino, em parceria com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), organiza o evento "O Trânsito de Mercúrio pelo Sol". A promoção é gratuita, acontece de 9h às 15h, e deve reunir centenas de pessoas interessadas em conferir o fenômeno.
Na ocasião, o Centro de Estudos vai disponibilizar seus telescópios para a observação do sol. "Já foram adquiridos filtros para que se possa olhar o sol de maneira segura. Eles são colocados na lente do telescópio", afirma Austrilino.
De acordo com a professora, não é um evento em que o dia escureça com a passagem do planeta, porque Mercúrio é bem menor do que o sol, mas ela informa que é um evento raro. “Mercúrio poderá ser identificado como um pequeno ponto escuro movendo-se pelo disco solar”.
O próximo evento do trânsito de Mercúrio só acontecerá novamente em novembro de 2019. “Em cada século isso acontece treze ou quatorze vezes, vistos de algum lugar do planeta Terra”. No século passado aconteceram quatorze vezes, das quais, seis foram vistas do Brasil.
Além dos filtros solares astronômicos, serão usados métodos de projeção de imagens, para o povo observar o fenômeno ímpar.
“A maior parte da radiação do sol é invisível. Um filtro incorreto poderá deixar vazar radiação o que pode provocar cegueira”, afirma Lenilda. A advertência é para que não se use chapas de raio-x, nem vidros de soldador para testemunhar fenômeno
 
Por TNH1 com Assessorira

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.