Água no Sertão Alagoano é destaque na programação da TVE Alagoas

Programa exibe uma série de reportagens que mostra as dificuldades do dia a dia dos sertanejos
 
 
A partir da próxima segunda (18), a TVE em Dia Especial passa a exibir uma série de reportagens, apresentada em três episódios; indo ao ar às 10h30 com reprise às 19 horas. (Foto: Divulgação)

Com o propósito de mostrar as dificuldades de quem vive no sertão alagoano, a TVE Alagoas passa a exibir a partir da próxima segunda (18), no TVE em Dia Especial, a série de reportagens– Água no Sertão Alagoano, apresentada em três episódios; indo ao ar às 10h30 com reprise às 19 horas.
  
De acordo com Júlio Arantes, produtor da Série Especial, a ideia surgiu no calor dos primeiros casos de microcefalia. “Pensamos em fazer essa série ao perceber que alguns dos problemas do sertão têm haver não com a falta de chuvas, mas com a falta do uso adequado do recurso hídrico principal da região, que é o Rio São Francisco”, explicou.

O primeiro episódio fala sobre a seca, a poluição do Rio São Francisco e o precário abastecimento de água nas cidades de Santana do Ipanema, Canapi, Inhapi, Piranhas, Delmiro Gouveia e Paulo Afonso, na Bahia, que faz divisa com Alagoas.  

A reportagem mostra como os pescadores que possuem uma criação de peixe Tilápia, em Salgado, povoado pertencente à Delmiro Gouveia, vêm sofrendo com a poluição, que provoca a morte dos animais diariamente. O programa ouviu ainda ambientalistas sobre as consequências trazidas pela poluição do rio e representantes da Casal e da Chesf.

A falta do abastecimento constante de água no semiárido alagoano e o armazenamento inadequado por parte dos moradores, provocando as gripes virais, são os destaques do segundo episódio.

A reportagem fala ainda sobre o uso do peixe Candunga para reduzir o número de mosquitos. A equipe conversou com pessoas e familiares que contraíram algum tipo de doença transmitida pelo aedes aegypti. Líderes comunitários falaram sobre os casos encontrados na cidade e do pouco auxílio das entidades governamentais. E médicos e enfermeiros da UPA de Delmiro Gouveia ressaltam os aumentos de casos de doenças ligadas ao mosquito.

O terceiro e último episódio da série mostra as tecnologias simples de armazenamento de água que ajudam no dia a dia de algumas famílias. Além de apresentar modelos de tecnologia alternativa de obtenção, armazenamento de água, irrigação de pequenas plantações.

A equipe ouviu agricultores que fazem uso dessas tecnologias, o poder público e alguns representantes do Centro Xingó, apoiado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), que desenvolveu a Casa Modelo do Sertão.

  Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.