População de Canapi, Pariconha e Piranhas participaram de audiências públicas sobre o Canal do Sertão

Proposta da Semarh é receber sugestões para a gestão social da maior obra hídrica do Estado
Audiências públicas foram promovidas pela Semarh para acatar sugestões para o melhor aproveitamento do Canal do Sertão
Audiências públicas foram promovidas pela Semarh para acatar sugestões para o melhor aproveitamento do Canal do Sertão Ascom/Semarh

Durante três dias consecutivos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) deu seguimento à realização de audiências públicas sobre a gestão social do Canal do Sertão. Representantes dos municípios de Canapi, Pariconha e Piranhas apresentaram uma série de sugestões para utilização das águas como forma de desenvolvimento social e econômico do semiárido.

O secretário de Gestão Interna da Semarh, Edilson Ramos, que coordena as audiências em parceria com as Secretarias de Estado da Agricultura (Seagri) e Infraestrutura (Seinfra), informou que todas as demandas listadas pela população serão analisadas e incluídas no planejamento do Governo do Estado na administração do Canal do Sertão.

“A população tem atendido o chamado do governo e contribui para instituição de uma nova Alagoas. As três audiências públicas sobre a gestão social do Canal mostraram o quanto as famílias necessitam desta água para continuar se desenvolvendo. Todas as contribuições serão analisadas para que o governo tenha a noção de seguir investindo para ampliar o abastecimento de água no semiárido”, explicou Edilson Ramos, que participou das reuniões em Canapi, na quarta-feira (27), Pariconha, na quinta (28) e Piranhas, na última sexta-feira (29).

A participação popular nas audiências públicas foi considerada importante pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Os movimentos sociais, lideranças comunitárias e políticas ouviram atentamente sobre o funcionamento do Canal do Sertão. O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e consultor da Semarh Valmir Pedrosa apresentou estudos sobre o andamento da obra e como ela tem beneficiado a população à medida que cada trecho é inaugurado.

Chamou a atenção durante os três dias de reunião o engajamento da população indígena enquanto a audiência ocorria em Pariconha. As comunidades indígenas de Katokin, Karazu e Geripancó deram as suas sugestões para que eles consigam ter mais acesso à água, principalmente porque o período de estiagem tem sido um complicador na região. 

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.