1º de junho Dia Nacional da Imprensa, conheça a história


Imagem Google

1º de junho ficou marcado como o Dia Nacional da Imprensa por ter sido a data em que circulou no país a primeira edição do Correio Braziliense. Esse jornal foi editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa, em 1808, durante seu exílio em Londres.

O Correio Braziliense, no início, era uma brochura de 100 páginas, semelhante a um livro. Ele chegou ao Brasil enviado clandestinamente e adotou este formato entre 1808 e 1822, possuindo 29 volumes no total. 
O jornal reunia notícias internacionais e diversos assuntos de interesse da população brasileira. Em 1960, Assis Chateubriand, fundador da cadeia de rádio e jornais Diários Associados, decidiu fazer a impressão do Correio Braziliense em uma segunda fase. O jornal se mantém atuante até hoje com sua versão impressa e online.

Até 1999, o Dia Nacional da Imprensa era comemorado em 10 de setembro, pois foi a data em que circulou o primeiro número do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, sob proteção do governo de D. João VI, com um forte caráter oficial.

Por Redação blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.