Tudo pronto para estreia de "Velho Chico", a nova novela da Rede Globo

Superprodução escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho estreia nesta segunda-feira (14), na Rede Globo
"Velho Chico" usa estética sofisticada para narrar trama rural Caiuá Franco/TV Globo/Divulgação
Maria Tereza (Julia Dalavia) e Santo (Renato Góes), de "Velho Chico" Foto: Caiuá Franco / TV Globo/Divulgação

Duas famílias rivais e um amor impossível como pano de fundo para falar sobre sustentabilidade, agricultura, natureza, trabalho e política. Tudo isso tendo como paisagem um dos principais rios brasileiros, o São Francisco. Eis a trama central de Velho Chico, novela das nove que estreia nesta segunda-feira na Rede Globo. A história criada por Benedito Ruy Barbosa retoma as velhas e bem-sucedidas narrativas rurais. É a aposta da Globo para conter a fuga da audiência, que tem torcido o nariz para novelas realistas e urbanas.

Treze anos depois de Esperança (2003), Benedito volta ao horário nobre e refaz com o diretor Luiz Fernando Carvalho a parceria de sucessos como Renascer (1993), O Rei do Gado (1996) e Meu Pedacinho de Chão (2014). O novo trabalho traz alívio temático e de cenários. As favelas do Rio de Janeiro e São Paulo darão lugar ao sertão nordestino e às plantações de algodão. A estética soturna de A Regra do Jogo sai de cena para a entrada das cores e da qualidade de cinema de Velho Chico.

Com produção acelerada, já que a estreia foi antecipada ,o trabalho de Benedito deveria ir ao ar no final do ano e na faixa das 18h, mas a emissora mudou os planos em dezembro , a novela tem sido vendida como o novo romance das nove. As primeiras imagens liberadas em chamadas da TV e em clipe postado no YouTube oficial da Globo mostram a mudança de perfil que o horário terá.

 O trabalho do Benedito casa muito bem com o do Luiz Fernando Carvalho. O texto do autor mexe profundamente com as emoções, é emocionante e emocionado. Trata de romances, mas não é um amor piegas. É isso que diferencia o Benedito de outros novelistas brasileiros. E, como o Luiz tem outros tempos de direção, primando pelo lirismo, o trabalho deles casa neste sentido de ter um texto emocionante com uma proposta estética diferenciada, muito lúdica e lírica, explica Nilson Xavier, crítico de televisão e autor do Almanaque da Telenovela Brasileira.

Rostos conhecidos do público em outras novelas do autor, que aqui assina o texto com a filha Edmara Barbosa e o neto Bruno Luperi, como Antonio Fagundes e Marcos Palmeira, vão se mesclar a novos nomes como a jovem Marina Nery. E conta com a volta de Rodrigo Santoro às novelas após mais de uma década.

Para além de um grande elenco e direção, Velho Chico devolve ao público a tradicional fórmula das telenovelas brasileiras: falar de amor sem esquecer dos problemas do país.


O público cansou da violência exacerbada. Depois do Jornal Nacional, o público quer fugir das notícias ruins. Quem acompanha uma telenovela diariamente tem fôlego para essa violência toda? Creio que não vai ser uma novela amena, pois o Benedito trata de amor mas também discute temas importantes, como as desigualdades e a exploração do homem e da terra opina Veneza Mayora Ronsini, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que trabalha com estudos de recepção de telenovelas.

Confira imagens da novela.












Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Zero Hora


Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.