Em Delmiro Gouveia, enfrentamento à seca é tema de audiência pública na Câmara de Vereadores

Imagem assessoria
A Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, juntamente com o Colegiado Territorial do Alto Sertão, o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão (CRERSSAL) e a Articulação Semiárido (ASA), realizou nesta sexta-feira (31), uma audiência pública que teve como tema o enfrentamento à seca.

A ação foi amplamente elogiada pelos presentes, que ressaltaram a importância do envolvimento dos parlamentares com uma questão que tem atingido toda a sociedade sertaneja. “Sempre que precisarem debater assuntos que possam trazer melhorias para o nosso povo pode contar com essa Casa Legislativa”, afirmou o presidente Ezequiel de Carvalho Costa (Kel), que esteve à frente da reunião juntamente com os parlamentares Daniel Marques, Enoque Batista e Júnior Lisboa.


A audiência contou também com a participação do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (CEDAFRA), que criou uma comissão para analisar a situação dos municípios do alto sertão e apresentar propostas para a convivência com a estiagem.

Após a apresentação do tema pelo presidente Kel, a coordenadora do Colegiado Territorial do Alto Sertão, Ana Cristina, iniciou as explanações. “É preciso encontrar alternativas para a convivência com a seca e hoje, junto com a sociedade civil e entidades, estamos buscando meios para que isso seja possível”, frisou.

Ricardo Ramalho, representante do CEDAFRA, falou sobre as propostas emergenciais para o enfrentamento da seca em Alagoas. Segundo ele, as alternativas são totalmente viáveis e possíveis de serem implementadas.  Entre as sugestões estão o reuso de águas servidas, cartão de crédito para agropecuaristas, PAA emergencial, ração animal, ações emergenciais para o cultivo irrigado nas áreas do Canal do Sertão, tecnologias sociais de coleta e reservação da água, incentivo ao plantio de árvores, elaboração de projetos de créditos utilizando as linhas do PRONAF e premiação de agricultores por práticas ambientais.


Em seguida, representantes da sociedade civil e dos municípios do Alto Sertão, composto pelas cidades de Canapi, Inhapi, Mata Grande, Água Branca, Pariconha, Delmiro, Olho D´Água do Casado e Piranhas, discutiram e apresentaram propostas que possam amenizar o problema. Entre os principais pontos discutidos estava o projeto de gestão do Canal do Sertão.

Os vereadores Daniel Marques e Enoque Batista, também expuseram suas sugestões. Enoque falou sobre a possibilidade da realização de um seminário com a participação dos municípios para que as propostas possam ser transformadas em leis e aprovadas pelas câmaras.


Ainda estiveram presentes à audiência o representante do Polo Sindical Cícero Palmeira; o representante da Visão Mundial Elísio Gomes; Ângela, do Movimento das Mulheres; comunidade quilombola da Serra das Viúvas, de Água Branca; Taniele, representando a Emater; representante dos povos indígenas Cícero Jeripankó; superintendente do CRERSSAL Eraldo Nunes; Secretário de Agricultura de Delmiro Gouveia, Estevão; Secretário de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia, Luciano Aguiar; Secretário de Governo de Delmiro Gouveia Sílvio Clécio; Secretário de Agricultura de Piranhas Tony; Secretário de Agricultura de Inhapi, Cazuza; representante do Fórum Delis de Olho d´Água do Casado Ciça Sucupira;  Mardônio, representante da ASA; Everaldo, representante do Sindicato de Mata Grande; Zedequias, presidente do Sindicato Rural de Delmiro Gouveia; Robério Pinto, vice-presidente da FETAG, além de representantes da AGRA, Serta e Instituto Terra Viva.

Por Assessoria Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.