O fim da “Era Helênica” em Canindé de São Francisco/SE

De Monte Alegre vieram as duas maiores lições pra sociedade canindeense nestes últimos quatro anos.
Ex-prefeito Heleno Silva
Uma cidade onde tudo gira em torno da prefeitura e dos poderes de quem a ocupa, um retrato do prefeito e sua administração resume a situação do povo. Heleno Silva encerra seu mandato com o título de pior prefeito da história. Ele foi eleito com a certeza de que Canindé pode. Sai convicto de que Canindé não pode mais.

Heleno já vai tarde! Há quem diga. Vai com a fama de péssimo administrador. Vai mais forte do que veio. Mas quem olha sem paixões reconhece que ele foi o maior político que já pisou nessas terras de Xingó. Apesar de tudo o que fez, conseguiu eleger em Canindé todos os candidatos que apoiou em 2014. Dominou o Legislativo. Dominou o povo. As armas que usou? Aquelas que todos usam. No fim, colocou em seu alto escalão membros da administração passada, que são agora membros da nova administração. Para seres delirantes como eu, isso mostra que Heleno não foi. Nem vai. Ele está nas coxias, esperando o momento do terceiro ato. O maior de todos. O que começa em 2018. Aquele que o elegerá senador em todas as cidades do Sertão, inclusive Canindé. Heleno que tanto gosta de “Brasólia”, pra “Brasólia” voltará.

A outra lição está no ponto mais alto da cidade. A situação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Canindé contrasta com a crise municipal. O que no passado usava o poder público como muleta, hoje caminha com as próprias pernas, e melhor. Projetos antigos foram tirados do papel, tais como a construção do templo da comunidade Agrovila; as reformas das capelas do Cuiabá, Projeto Califórnia, Capim Grosso, Curituba e Bairro da Torre. Além disso, as festas dos padroeiros crescem a cada ano.

Vem então a pergunta: quem mantem toda essa evolução da Paróquia? O mesmo povo que mantem o município! A diferença está no gestor e na gestão.

Nisso tudo uma coisa é certa, nossa cidade precisa de mais pessoas com vontade de contribuir e menos vampiros com sede de usufruir. Por isso eu aviso aos tantos… parasita vive apenas enquanto há vida no hospedeiro. No fim, nem um nem outro resistem. Estamos nesse caminho.

Por Denisson Santos

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.