7 prefeitos do alto sertão alagoano participaram da reunião para encerramento dos lixões existentes na região do Sertão

Secretário Alexandre Ayres participou de reunião com sete prefeitos que se comprometeram a tratar a pauta ambiental como uma das prioridades
Imagem Inahpi em Foco
O encerramento dos lixões e o incentivo à implantação dos aterros sanitários para receber os resíduos sólidos dos municípios são pontos recorrentes de debate por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

 Na última quinta-feira (5), Ayres se reuniu com sete prefeitos da região sertaneja. O encontro ocorreu no auditório da Companhia de Saneamento de Alagoas  (Casal), no município de Delmiro Gouveia.

"A principal meta estabelecida durante a reunião é o encerramento dos lixões existentes na região do Sertão. Os prefeitos apresentaram as suas demandas e o Governo de Alagoas apontou direcionamentos, ações e investimentos realizados para incentivar a construção dos aterros sanitários. É um assunto que desde de 2015 a Semarh vem atuando para deixar o Estado de Alagoas em consonância com a legislação ambiental", explicou o secretário.

Um dos horizontes explanados pelo secretário de Estado do Meio Ambiente diz respeito ao Plano Estadual de Resíduos Sólidos finalizado em 2015 e que traz suportes acerca da legislação vigente e orientações aos municípios sobre danos ambientais e meta para encerrar os lixões a céu aberto.

A gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Elaine Melo, também destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido junto às prefeituras para apresentar os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos.

Participaram da reunião os prefeitos José Cícero, de Inhapi; Zé da Emater, de Olho d' Água do Casado; Zé Carlos, de Água Branca; Erivaldo Mandu., de Mata Grande; Vinicius Hermes, de Canapi; Maristela Sena Dias, de Piranhas; e Padre Eraldo, Delmiro Gouveia. Todos os gestores se comprometeram em atuar de forma parceira para acabar com as atividades de destinar resíduos aos lixões.

Ainda na oportunidade, o prefeito José Cícero, de Inhapi, foi reeleito presidente do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão Alagoano (Crerssal).

Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.