Janeiro Branco promove reflexão sobre saúde mental e emocional em Alagoas

     Lançamento oficial da campanha em Alagoas será realizada nesta terça-feira (10)
Psicóloga afirmou que, em casos de variações emocionais. é essencial procurar uma pessoa especializada na área dos transtornos pertinentes a sentimentos e emoções
Psicóloga afirmou que, em casos de variações emocionais. é essencial procurar uma pessoa especializada na área dos transtornos pertinentes a sentimentos e emoções Divulgação
Debater e difundir uma reflexão sobre a saúde mental é o objetivo do Janeiro Branco. A campanha, que permite dar uma visibilidade às questões da saúde emocional, principalmente trabalhando na perspectiva de ações preventivas na vida moderna, terá, em Alagoas, a primeira edição, como destaca a psicóloga Janaína Diniz. O lançamento oficial em Alagoas acontece nesta terça-feira (10), às 8h, no restaurante Bodega do Sertão, localizado no bairro da Jatiúca.

Janaína Diniz esclarece que a campanha já acontece há quatro edições e que é mobilizada por psicólogos. Idealizada pelo psicólogo mineiro, Leonardo Abrahão, em 2016, o Janeiro Branco teve uma expansão para todos os estados do País, sendo mobilizada por um grupo de psicólogos locais. “A campanha é um empoderamento da classe e vários órgãos já estão conhecendo, apesar do lançamento ser dia 10, nós estamos trabalhando com as ações e vários órgãos já estão se mobilizando e abraçando a causa pela seriedade do projeto”, explicou a psicóloga.

Ressaltando o apoio, em Alagoas, do Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Artur Ramos, entre várias clínicas e consultórios também particulares, disseminando a campanha de uma forma rápida, o Janeiro Branco está tendo uma dimensão maior do que esperado. Janaína destaca que essa é uma campanha que os psicólogos podem levar não só os órgãos, mas, também, a comunidade em geral.
“Pessoas que trabalham nas suas empresas podem fazer ações apresentando a campanha e falando da importância dessa prevenção a saúde mental, além as pessoas que trabalham com grupos de mulheres, com jovens nas suas comunidades podem levar suas campanhas e também nos órgãos públicos, os profissionais podem apresentar a campanha e desenvolver ações para que isso se multiplique cada vez mais e as pessoas possam dialogar sobre a temática tão importante que é a saúde mental”, disse.

A psicóloga afirma que o Janeiro Branco foi inspirado no Outubro Rosa e explicou, ainda, que o mês de janeiro foi escolhido para ser símbolo da campanha pelo fato de que culturalmente existe um clima de início de ciclos e renovação de projetos de vida, já o branco foi escolhido por ser a somatória de todas as cores e o ponto de partida de qualquer projeto.

Janaína Diniz garante que a campanha pretende sair das práticas curativas onde a doença já está instalada e se busca os cuidados para as práticas preventivas, que são os cuidados emocionais, o fortalecimento emocional, destacando o fato de que qualquer pessoa que passa por dificuldade, precisa entender que é necessário falar sobre as dores, as emoções e buscar cuidados pertinentes para isso.

“Não podemos esperar que a doença apareça para que a gente vá cuidar. Temos que trabalhar antes, fazer o desenvolvimento pessoal, e podemos fazer isso nas nossas relações, como elas estão, em casa, no trabalho, as relações interpessoais, inclusive, precisam ser muito mais fortalecidas para que possamos nos comunicar melhor com o outro, assertividade, autorreflexão, auto percepção, tudo isso traz um benefício enorme para o ser humano como ser integral”, frisou a psicóloga.

A profissional finalizou afirmando que é essencial procurar uma pessoa especializada na área dos transtornos pertinentes, de sentimentos e emoções, um caminho onde as pessoas ainda têm muito preconceito, que também é um dos objetivos da campanha, tirar esse estigma que só procuram psicólogo aqueles que já sofrem com problemas psicológicos, e não é assim, qualquer um pode ter um desequilíbrio emocional.  "Todos nós passamos por inquietações durante a vida no nosso cotidiano e é nisso que precisamos trabalhar e esclarecer a população", concluiu Janaína Diniz.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.