Maceió completa 201 anos de história nesta segunda-feira (5)

Maceió /imagem google
A capital de Alagoas completa 201 anos  de história nesta segunda-feira(5), Maceió foi fundada em 1815 quando D. João VI assinou o alvará que desmembrava a cidade da Vila das Alagoas, hoje chamada de Marechal Deodoro. O povoado que deu origem à capital se formou a partir de um engenho de açúcar, que continua sendo uma das forças econômicas do Estado.

A cidade de Maceió localiza-se entre a Lagoa Mundaú e o Oceano Atlântico. Ocupa o terraço, feito pelo mar, na extremidade do tabuleiro que limita, ao Norte, a calha do antigo estuário do Rio Mundaú, e continua sobre uma língua de terra, que se junta a esse terraço e se afina para o Sudoeste, terminando no Pontal da Barra. Essa língua de terra, ou restinga, fechou o estuário, formando uma lagoa, e desviou a foz do rio para o Pontal. A cidade desenvolveu-se sobre essa formação alongada, merecendo, por parte de muitos estudiosos a denominação de “Cidade-Restinga”.

O tabuleiro, em cuja base a cidade iniciou, foi sendo povoado, surgindo a parte alta da cidade, sobre a área da Jacutinga, onde hoje é o bairro do Farol - assim denominado em função do farol instalado na parte alta da antiga Ladeira da Catedral, hoje Rua Dr. Osvaldo Sarmento. Hoje, o farol se encontra instalado no alto do Jacintinho. 

Maceió apresenta, portanto, três planos distintos: o primeiro, a baixada litorânea, com altitude variando entre 2 e 4 metros; o segundo, o terraço cortado na base do tabuleiro, com altitude variando entre 8 e 10 metros acima do nível do mar; o terceiro, o tabuleiro - o antigo planalto da Jacutinga - onde encontramos os bairros do Farol, Gruta, Pitanguinha, Pinheiros e Tabuleiro do Martins, variando de 40 a 50 metros de elevação em relação ao nível do mar.


Além de ser uma cidade-porto, a localização de Maceió na metade do litoral do Estado de Alagoas, a torna ponto de convergência de estradas e o mais importante centro comercial do Estado. O estado de Alagoas está situado na região nordeste, onde ocupa o 8° e o 19° entre os estados brasileiros em superfície. Com um total de 27.731Km², esta área corresponde a 0,33% do território nacional é de 2,87% da região Nordeste. Alagoas é conhecida como "Terra dos Marechais", devido aos dois primeiros presidentes do Brasil serem alagoanos: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.

Alagoas possui uma população de mais de 3.321.730 habitantes. Maceió tem uma população de 1.021.709 habitantes e possui a quarta maior densidade demográfica do Brasil apenas atrás do Distrito Federal, São Paulo, e Rio de Janeiro. Maceió é a principal cidade de Alagoas e exerce influência sobre todo o estado de Alagoas e norte de Sergipe. Maceió é o centro industrial, comercial e de prestação de serviços

MACEIÓ - Orgulho de ser a primeira cidade brasileira eleita CAPITAL AMERICANA DA CULTURA

A cidade de Maceió foi escolhida por um júri internacional como a Capital Americana da Cultura de 2002 entre dez finalistas. Capital do Estado de Alagoas, no nordeste do Brasil, Maceió é conhecida por suas belezas naturais. A orla marítima é toda enfeitada por coqueiros o que torna a paisagem ainda mais deslumbrante.

Destacam-se, também, as belezas naturais de suas praias urbanas, o patrimônio histórico da cidade, seu conjunto arquitetônico e sua infraestrutura turística. Além de cidade-porto, Maceió é o ponto de convergência de estradas e o centro comercial mais importante do Estado.

Folguedos. Orgulho do nosso povo.

Maceió tem como característica uma cultura marcante. O artesanato - com destaques para os trabalhos com renda, palha, couro, madeira e cerâmica mostra o talento e a diversidade do povo local. Dentre as manifestações folclóricas, os folguedos: guerreiro, marujada, reisado, coco alagoano, dança de São Gonçalo e os toréis são os que mais se destacam. Folguedos são festas populares de caráter lúdico que se realizam anualmente, em datas determinadas.

Alagoas é o estado brasileiro com maior número de folguedos, somando mais de vinte.Os folguedos são formas de comemorar as festas populares, através de dramatizações e danças coletivas.Pela origem do povo alagoano, os folguedos têm suas raízes nas culturas européia, africana e indígena. Eles podem ter motivações tanto religiosas como podem também contar fatos históricos, que tenham marcado a vida e a memória do povo.

São registros vivos da história conhecidos por sua alegria. Parte de um folclore rico, cheio de lendas, fatos e personagens da imaginação. A beleza exuberante das manifestações folclóricas de Maceió impressiona e mostra porque os folguedos são muito importantes na formação cultural da cidade de Maceió.Vale a pena entrar na dança, participar da brincadeira e conhecer um dos mais belos focos das tradições populares no Brasil.

Por Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.