Header Ads

Peritos alagoanos participam de treinamento para desastre em massa

Peritos participaram de atividade prática simulada de um desastre com múltiplas vítimas e de grandes proporções
Peritos participaram de atividade prática simulada de um desastre com múltiplas vítimas e de grandes proporções Ascom PCAL
Um grupo de peritos criminais de Alagoas participou de um curso de atuação em desastre em massa realizado pela Coordenadoria Geral de Perícias do Estado de Sergipe (Cogerp). O curso realizado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro em Aracaju foi dividido em três módulos, sendo um sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), outro de atuação da perícia criminal em desastres de massa, e uma atividade prática simulada.

A Perícia Oficial do Estado de Alagoas (POAL) foi representada pelos peritos criminais Ivan Excalibur, Gerard Deokaran, Marina Lacerda, Victor Portela, Wellington Melo, e pelo perito médico legista Kleber Santana.  Além do estado anfitrião e de Alagoas, ainda participaram do evento profissionais do estado da Bahia.  

Victor Portela, perito criminal que participou do curso, explicou que a intenção da POAL em enviar peritos para Sergipe foi capacitá-los em uma área ainda pouco explorada pela perícia alagoana, assim como, iniciar o desenvolvimento do protocolo desses atendimentos aqui no Estado, seguindo recomendações e procedimentos da Interpol. Além de fortalecer a integração com outras perícias do nordeste e trazer o conhecimento para disseminá-lo entre os demais peritos de Alagoas.

“No curso, assim como aconteceria em uma situação real, foi simulado um desastre com múltiplas vítimas e de grandes proporções, dividindo-se a atuação pericial no IML de campanha, na perícia de busca e recuperação de corpos e na análise do ambiente e dos vestígios para determinação da dinâmica e autoria.” Explicou o perito criminal Victor Portela.

Em junho, ocorrerá um novo curso de atuação em desastres em massa, a ser realizado pela Superintendência da Polícia Federal de Sergipe, e a perícia alagoana mais uma vez enviará peritos. A intenção é que eles tragam para o estado os procedimentos internacionais mais atualizados nesta área para tornar a perícia ainda mais apta a atender eventos dessa natureza que possam ocorrer no estado.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.