Antiga Subestação Ferroviária em Olho D'Água do Casado completa 138 anos desde sua inauguração

Imagem Adalberto Gomes
O município de Olho D'Água do Casado, situado no alto sertão de Alagoas, fez parte  da linha: A E. F. de Paulo Afonso, que foi construída por ordem do Imperador Dom Pedro II, entre 1881 e 1883, para evitar o trecho não navegável do rio São Francisco de forma a carregar as mercadorias pela margem esquerda do rio nesse trecho. Foi sempre deficitária, passando por uma região muito pobre de Alagoas e parte de Pernambuco, terminando próximo à cachoeira de Paulo Afonso, daí o nome. 

Em 1901, foi arrendada à Great Western do Brasil, mas continuou sem ligação física com as outras ferrovias da região. Em 1943, chegou-se a anunciar seu fechamento, o que acabou não ocorrendo. Somente em 1964 a desativação foi feita efetivamente, sob protestos da população da região.

Em Olho D'Água do Casado, a linha ferroviária teve a Subestação Olhos D'Água, que fez parte dos primeiros 28 quilômetros, e foi inaugurada no dia 25 de fevereiro de 1881. Este ano, a  antiga Estação Ferroviária, completou na última segunda-feira, 138 anos desde sua inauguração, sendo um marco histórico e cultural para o município.

Depois do fechamento da ferrovia, em 1964, esta foi fechada e abandonada, e por alguns anos  serviu de moradia. A antiga estação, fica localizada no Bairro Desvio. Em 2005, na gestão do ex-prefeito Wellington Damasceno Freitas (Xepa), o prédio da subestação foi revitalizado, recebendo o nome de complexo da Estação Ferroviária Victor Gomes Barbosa, em homenagem a Victor Gomes Barbosa, ex-prefeito de Olho D'Água do Casado.

Atualmente  a subestação estar  preservada e segundo a Prefeitura existe um projeto para transformar o local  em um museu.

Confira o vídeo

Imagens/Adalberto Gomes 





Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.