Cresce o número de mamografias realizadas pelo SUS em Alagoas

Número de exames pelo SUS aumentou de 28 mil, em 2015, para 31.533 exames no ano passado
Número de exames pelo SUS aumentou de 28 mil, em 2015, para 31.533 exames no ano passado (Foto: Carla Cleto)
A mamografia é o exame mais eficiente para encontrar, precocemente, um possível câncer de mama ainda em sua fase inicial. Mesmo diante do receio de algumas mulheres em realizá-lo, seja pelo desconforto do procedimento ou pelo medo de descobrir que está com a doença, o número de procedimentos tem aumentado em Alagoas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), aos poucos, esse cenário vem sendo modificado e o número de mamografias tem aumentado em Alagoas. Enquanto em 2015 foram realizados 28 mil procedimentos pelo SUS, no ano passado o número aumentou para 31.533 exames.

“Constantemente, a Sesau que tem realizado a conscientização junto ao público feminino para que façam a mamografia, em especial as mulheres que têm entre 50 e 69 anos. Esta é a faixa etária considerada prioritária para o MS”, destacou Carmen Nascimento, técnica do Programa de Saúde da Mulher da Sesau.

Ela ressalta que a mamografia é um exame preventivo e deve ser feito a cada dois anos em mulheres que não apresentam nenhum sintoma ou que possuam algum histórico familiar. Isso porque, “caso a doença seja diagnosticada precocemente, as chances de tratamento e cura aumentam significativamente”, salienta Carmen Nascimento.

A técnica do Programa de Saúde da Mulher da Sesau ressalta que é importante lembrar que as mulheres também não podem deixar de realizar o autoexame. “Encontrando alguma anormalidade, é necessário procurar imediatamente um médico”, alertou.

Benefícios do Autoexame

Entre as mulheres que não deixam de fazer a mamografia está senhora Solange da Silva, 52 anos, que sentiu um caroço na mama esquerda enquanto tomava banho, quando tinha apenas 16 anos. “Logo que percebi fui correndo para o médico e ele solicitou uma mamografia, confirmando a existência do nódulo, fiz uma cirurgia para retirá-lo e não tive nenhum problema”, contou a aposentada.

Solange da Silva ainda fala que não tem medo ou qualquer tipo de preconceito com relação ao exame. “Desde então eu faço todos os anos o exame. Sinto um pouco de dor na hora em que a máquina aperta o seio, mas faço sem reclamar de nada, porque o mais importante para mim é a prevenção contra o câncer de mama”, salientou a aposentada de 52 anos.

Rede de mamógrafos no Estado

De acordo com a Portaria 1.101/2002 do Ministério da Saúde, que estabelece como parâmetro a necessidade de um mamógrafo para cada 240 mil habitantes, a quantidade de aparelhos existente em Alagoas é suficiente para atender à demanda populacional do Estado.

Gerenciados pelas Secretarias Municipais de Saúde, Segundo informações do Cadastro Nacional dosEstabelecimentos de Saúde (CNES), os estabelecimentos que possuem mamógrafos em Alagoas são:

Apae Maceió – Maceió
Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima – Arapiraca
Centro de Diagnóstico Hélio Lopes – Penedo
Centro de Diagnóstico José Anacleto da Silva – São Miguel dos Campos
Centro de Saúde Dr. Denisson Menezes – Inhapi
Centro de Diagnóstico – José Abdon Malta Marques – Santana do Ipanema
Chama – Arapiraca
Clínica Guri – Maceió
Clínica Imagem – Arapiraca
Clinimagem – Maceió
Clinimed Diagnósticos – Coruripe
Complexo de Diagnose e Terapia Dr. Lima Castro – Coruripe
Diagnose – Maceió
Hospital Afra Barboza – Arapiraca
Hospital do Açúcar – Maceió
Hospital Geral de União – União dos Palmares
Hospital Regional Santa Rita – Palmeira dos Índios
Hospital Sanatório – Maceió
Hospital Universitário – Maceió
Hospital Vida – Maceió
Imagem Plena – Maceió
Instituto da Mulher do Agreste – Arapiraca
Nova Imagem – Maceió
PAM Salgadinho – Maceió
Santa Casa de Maceió – Maceió
Santa Fé Medical Center – Arapiraca
Sonograph Clínica – Palmeira dos Índios
Ultramed – Arapiraca
Uniclínicas – Delmiro Gouveia
Unidade Especializada Centro de Diagnóstico – CRIA – Arapiraca
Unidade Mista Maria Loureiro Cavalcante – Colônia Leopoldina
Unidade Mista Nossa Senhora das Graças – Teotônio Vilela
Unidade Móvel da Saúde da Mulher – Maceió

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.