Vote consciente e exerça a sua cidadania neste domingo (2)


População bem informada sobre seus direitos e esclarecida sobre a importância do voto são o primeiro passo para formar eleitor consciente e atuante na sociedade. Saiba como denunciar qualquer irregularidade nas eleições
Imagem Ilustrativa
“O que você quer melhorar na sua cidade?”. “Você sabe quem pode resolver isso?”. Na última semana antes das eleições, cidadãos das capitais dos estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins foram convidados a responder a essas perguntas em uma ação de conscientização em locais de grande movimentação nessas cidades. 

A iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve por objetivo reforçar a ideia de que uma população bem informada sobre seus direitos e esclarecida sobre a importância do voto são aspectos imprescindíveis para formar um eleitor consciente e atuante na sociedade. Durante a ação, foram instaladas urnas eletrônicas em locais estratégicos, onde os eleitores foram convidados a opinar sobre o que pode melhorar em sua cidade e quem pode fazer isso.   

A intenção é levar até o eleitor informações de utilidade pública, mensagens de cidadania e dados sobre os canais de denúncia de crimes eleitorais, além de disseminar a ideia do voto consciente para a escolha de prefeitos e vereadores. 

Ao reunir diversas instituições envolvidas no processo eleitoral, assim como representantes da sociedade civil e formadores de opinião, a iniciativa também busca deixar claro que a escolha feita na eleição terá efeitos nos próximos quatro anos. Dessa forma, o cidadão deve estar vigilante e denunciar as irregularidades. 

Formas de denúncia

Um aplicativo chamado "Pardal", desenvolvido pelo TSE, possibilita aos eleitores notificar irregularidades e não conformidades nas campanhas. Funciona assim: ao identificar um problema, o cidadão tira uma foto e, por meio do App, envia as evidências para a Justiça Eleitoral no estado ou município, que fará a análise da denúncia. Para baixar, clique aqui .  

Também é possível fazer a denúncia nos cartórios eleitorais ou no posto do Tribunal Regional Eleitoral da sua cidade.

 Por Ministério da Justiça

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.