Uso excessivo de celulares e tablets pode causar Lesões por Esforço Repetitivo (LER)

Fisioterapeuta da Sesau orienta quais exercícios são indicados para tratar as doenças 

Lesões causadas pelo manuseio errado dos aparelhos pode desencadear Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
Lesões causadas pelo manuseio errado dos aparelhos pode desencadear Lesão por Esforço Repetitivo (LER) Olival Santos
 

Para se divertir ou trabalhar o uso em excesso dos aparelhos eletrônicos como smartphones e tablets pode desencadear sérias dores musculares e problemas posturais, quando são utilizados de forma errada. Alguns deles são a tendinite e a bursite que podem atingir ombros, cotovelos e punhos. Além de dores na coluna pela má postura ao manuseá-los.

De acordo com Ana Rafaella Gomes, que é fisioterapeuta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as lesões causadas pelo manuseio errado dos aparelhos pode desencadear Lesão por Esforço Repetitivo (LER). “Para evitar esses problemas o ideal é sempre estar fazendo alongamentos, tanto de punhos, como cotovelos, ombros e também lembrar da região cervical para prevenir problemas de coluna”, orienta a fisioterapeuta.

Outra indicação feita pela profissional da saúde é a maneira mais correta para utilizar os smarthphones. “Sempre manter o celular na altura dos olhos, mantendo a coluna ereta com os cotovelos apoiados, e as mãos em uma posição neutra, elevando o celular para não flexionar a região cervical”, disse Ana Rafaella.

A fisioterapeuta ainda lembra que quando a pessoa já tiver desenvolvido o problema o indicado é procurar um médico e um fisioterapeuta para que seja iniciado o tratamento adequado para a doença.

Dicas de exercícios – Ana Rafaella explicou como os alongamentos devem ser realizados pelo menos três vezes por dia. “Primeiro devemos fazer a flexão de punho, com a extensão do cotovelo, e manter flexionado para cima e para baixo por mais ou menos 10 segundos repetindo duas vezes em cada punho, mantendo sempre os cotovelos estendidos para ter um melhor aproveitamento do exercício. Após os punhos o importante é fazer a rotação de ombro e sempre manter a coluna ereta para não prejudicar a coluna vertebral”.

 Por  Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.