Secretário de Turismo de Alagoas define ações para a região do São Francisco
Novas placas de sinalização turística serão colocadas nas rodovias nos próximos 30 dias
Secretário ouviu as sugestões de guias, moradores e empresários do trade turístico local Fotos: Adailson Calheiros/ Neno Canuto/ Itawi Albuquerque |
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo,
Helder Lima, esteve, na última terça-feira (12), em um encontro com
associações e secretários municipais de turismo da região Caminhos do
São Francisco, para discutir melhorias e soluções para o turismo da
região.
Durante a reunião, foram apresentadas as novas placas de sinalização
da rodovia, feitas pela Sedetur, que facilitam a chegada do turista à
região. Num total de 15 placas, o Caminho começará a ser indicado a
partir do município de São Miguel. Além disso, entrou em pauta a
capacitação da mão de obra local.
“O que devemos perceber, em primeiro lugar, é uma mudança de postura
do Governo do Estado em relação ao Turismo. A nossa política hoje é
regionalizar o turismo – Alagoas é muito mais que Sol e Mar. O Estado
tem uma riqueza cultural imensa, produtos turísticos únicos. A região
Caminhos do São Francisco é, sem dúvidas, uma das mais promissoras para o
Turismo de Alagoas”, afirmou Helder Lima.
O secretário ouviu as sugestões de guias, moradores e empresários do
trade turístico local e falou da necessidade de estruturar melhor o
destino, com a chegada de um hotel âncora, que tenha força para trazer
outros investimentos, além da criação de um voo entre Maceió e Paulo
Afonso, que já está sendo articulado pela Sedetur, para aumentar o fluxo
de turistas para a região.
“Queremos entregar ao turista uma experiência única, para que ele
possa diferenciar Alagoas de qualquer destino do Nordeste”, completou.
Caminhos do São Francisco
A região do Arranjo Produtivo Local (APL) Caminhos do São Francisco
abriga 12 municípios alagoanos, do cânion à foz, e recebe mais de 1
milhão de pessoas todos os anos, segundo empresários do turismo local.
Manoel Foguete, empresário natural de Aracaju, começou a trabalhar
com turismo na região há 20 anos, com um catamarã que transportava 60
pessoas. Hoje, Foguete transporta 170 mil pessoas por ano em seus
barcos, lanchas rápidas e helicópteros.
“Escutamos o turista. Soubemos ouvir as suas necessidades e, dessa
forma, conseguimos melhorar o nosso trabalho e fazer um turismo de
qualidade”, disse Manoel que acredita haver, pelo menos, mais 30 novos
produtos turísticos a serem formatados na região.
Por Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas
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