Balançando o Ganzá relembra trajetória da Mestra Hilda e João do Pife

Programa vai ao ar às 14h, pela Educativa FM, e faz um passeio pelo cancioneiro popular, com grandes nomes da cultura alagoana 

Mestre Hilda, alagoana de Rio Largo, era uma das últimas detentoras do saber do coco de Alagoas, também chamado de pagode
Mestre Hilda, alagoana de Rio Largo, era uma das últimas detentoras do saber do coco de Alagoas, também chamado de pagode Divulgação 
Mestra Hilda e João do Pife - dois grandes nomes da nossa cultura popular - ganham destaque no programa Balançando o Ganzá deste sábado (25), às 14H, pelas ondas da Educativa FM.

O programa faz ainda o costumeiro passeio pelo nosso cancioneiro popular, trazendo no repertório Canário e Guriatã, Banda de Pífano Esquenta Mulher, Zito Borborema, Tororó do Rojão, Gerson Filho, Jackson do Pandeiro, Zé do Norte, Chau do Pife e Zé Mocó.

Os ouvintes do Balançando o Ganzá vão ter a oportunidade de relembrar um pouco da trajetória de Hilda Maria da Silva, a mestra Hilda, dama do coco de Alagoas. Carismática e muito querida, a alagoana de Rio Largo era uma das últimas detentoras do saber do coco de Alagoas, também chamado de pagode.

Por 46 anos, mestre Hilda esteve à frente de grupos de pagode e das baianas. Dentre eles, o pagode Comigo Ninguém Pode, um dos mais marcantes das nossas tradições culturais. Hilda faleceu em 2010, aos 89 anos.

O programa lembra ainda a grandiosidade do instrumentista João Bibi dos Santos, o João do Pife, falecido em 2009. Era considerado um gênio na arte de tocar o pífano. A intimidade com o instrumento vem da infância, quando tocava nos roçados de fumo de Arapiraca.

Sua fase áurea aconteceu de 1968 a 1980, período em que acompanhou o humorista ‘Coronel Ludugero’ pelas andanças em shows e apresentações pelo Brasil. O arapiraquense gravou inúmeros discos em vinil e participou de shows ao lado de Luiz Gonzaga e outros nomes famosos da música nordestina.

 Por  Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.