Vereadores de Delmiro Gouveia apresentam projetos que focam no desenvolvimento do município

Imagem assessoria
A Sessão Ordinária realizada nesta quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia, foi marcada pela apresentação de projetos que têm como foco o desenvolvimento do município. As proposições foram demonstradas pelos vereadores Pedro Paulo (PT) e Enoque Batista (PHS).

Pedro Paulo apresentou dois Projetos de Lei – um que prevê a normatização da utilização de vias públicas na área comercial e outro que estabelece diretrizes para o programa “Delmiro Gouveia, minha cidade limpa”. Enoque falou sobre o seu projeto para o fomento do turismo, com a construção de quiosques no povoado Jurema.

No Projeto de Lei de Pedro Paulo para melhoria do trânsito na área comercial da cidade, ele sugere a implantação de um estacionamento rotativo. Ele explica que o local teria duração de pelo menos 25 minutos para que os condutores que precisam resolver coisas rápidas possam ter como estacionar. “Enfrentamos problemas graves de estacionamento na área comercial de Delmiro e se conseguirmos estabelecer o estacionamento rotativo, já minimiza essa problemática até que uma outra solução venha ser construída”, explicou. O projeto foi aprovado em 1ª votação.

O Projeto de Lei que trata do programa “Delmiro Gouveia, minha cidade limpa”, foi enviado para as comissões. Pedro Paulo explicou que o mesmo busca colaborar com a limpeza da cidade, propondo coibir atos infracionais contra o meio ambiente. “Esse projeto visa trabalhar dentro de uma ótica que possamos chamar a responsabilidade do poder Executivo e da sociedade de forma conjunta, normatizando o processo de manter a cidade limpa, onde as pessoas que desobedecerem sofrerão algum tipo de multa”, explicou o vereador. Ele afirmou que nas comissões o projeto poderá ser debatido e, inclusive, acrescentar sugestões dos seus colegas.

Finalizando as explanações na tribuna, o vereador Enoque falou sobre uma proposição de sua autoria aprovada na Casa Legislativa ainda em novembro e enviada ao Poder Executivo – a construção de seis quiosques turísticos no povoado Jurema, local de grande fluxo de turistas que visitam o Rio São Francisco. O parlamentar explicou que o seu projeto é simples e que deveria ser realizado pelo gestor, uma vez que trará mais organização e ofertar emprego e renda para a comunidade local.

Enoque ressaltou que o prefeito lançou o plano municipal de turismo e que pediu a sugestão de empresários, mas que é preciso ação para que o turismo se desenvolva. “O prefeito pediu colaboração dos empresários, mas eu venho pedir ação da administração para que o turismo se desenvolva. Faz seis meses que não vejo máquinas passando pelas estradas de acesso aos pontos turísticos; temos o Memorial Delmiro Gouveia que a obra está parada há mais de um ano. Então peço ação do governo para o turismo crescer”, frisou.


Ele ressaltou ainda que realizou um croqui dos quiosques e apresentou para a administração municipal. “Venho insistindo e conversando sobre a implantação desses quiosques, bem como a oferta de capacitação dos jovens para guias turísticos, calçamento das estradas, iluminação, uma série de ações que alavancam o turismo. É preciso oferecer a infraestrutura necessária para os visitantes. Delmiro tem inúmeros atrativos, mas é preciso organizar e não deixar as oportunidades passarem”, disse.

O projeto da implantação de seis quiosques no povoado Jurema seria para a comercialização de comidas típicas, doces, artesanatos e conta ainda com uma estrutura para banheiro masculino e feminino, além de um balcão com informações turísticas.

Ainda estiveram presentes à reunião o presidente Ezequiel de Carvalho Costa, Kel (PSB), e os vereadores Francisco de Assis Pereira de Sá, Kinho (PRP); Marcos Costa (MDB); Geraldo Xavier (PSD); Raimundo Valter Benício, Casagrande (PSB); George Lisboa Júnior (MDB); Henriqueta Cardeal (DEM); Fabíola Marques (PSL) e Carlos Roberto , Cacau Correia (PTN).

Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.