Header Ads

Água Branca comemora 143 anos de emancipação política nesta terça-feira, 24, confira a história do município e as atrações festivas

Imagem google
Nesta terça-feira, 24 de abril, o município de Água Branca, no sertão alagoano comemora 143 anos de emancipação política. Nesta data, a cidade se orgulha e lembra filhos e dos moradores  ilustres, a exemplo de Severino Pompeu de Siqueira Torres, Minervina de Siqueira Torres, do  Capitão Faustino Vieira Sandes (desbravador do município), Capitão-Mor Joaquim Antônio de Siqueira Torres (Barão de Água Branca),  Teotônio de Siqueira Torres (Pai do Barão), Gertrudes Vieira Sandes (Mãe do Barão),  Joaquina Vieira Sandes (Baronesa de Água Branca - Primeira Esposa), Joana Vieira Sandes (Segunda Esposa), sendo a família Vieira Sandes,  que formou  o primeiro núcleo de povoamento e tornando-se o tronco dessa família em toda a região.

Hoje o município de Água Branca tem uma população de 20.467 mil habitantes de acordo com os dados do IBGE. Tem na arquitetura antiga um de seus maiores atrativos, Nossa Senhora da Conceição na Igreja Matriz, na Igrejinha do Rosário, no Centro Histórico da Praça da Matriz, na Casa do Barão de Água Branca e no calçamento da Praça Fernandes Lima.

 Conheça a história da cidade:

Até o século XVII o território de Água Branca fazia parte das sesmarias de Paulo Afonso (BA), uma das cidades mais antigas do Estado. Denominada Mata Pequena, Matinha de Água Branca, até se tornar o município de Água Branca.
Água Branca / Imagem Google
A partir de 1769 o povoado começou a se formar na região com a família Vieira Sandes, o capitão Faustino Sandes arrematou algumas terras, atraído pelas serras, pela fertilidade do solo propício à cana-de-açúcar e pelas boas pastagens, formando o primeiro núcleo de povoamento e tornando-se o tronco dessa família em toda a região.
Água Branca / Imagem Google
A capela de Nossa Senhora do Rosário foi à primeira construída no povoado. Posteriormente, o Barão de Água Branca ergueu a matriz de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou à padroeira do município.

Em 1864 foi criada a freguesia, e em 1919, Vila de Água Branca, por meio de lei, a vila foi elevada à condição de cidade.

Significado do Nome:   O nome surgiu de uma serra da região, rica em fontes de águas muito limpas. 

Características:

Quem é adepto da natureza não pode deixar de conhecer a cidade dos antigos engenhos de acúcar, da serra fria no inverno durante todo o dia e nas noites de verão, das histórias do cangaço e dos domínios de cornéis, dos artesanatos em cipó, cerâmica e outros. Venha à Agua Branca encanta à primeira vista.
 
Engenho de rapadura - imagem; Ruy Feitosa Falcão
Atrativos Históricos
Igreja Matriz de Água Branca/ Imagem Google
Água Branca tem na arquitetura antiga um de seus maiores atrativos, apreciada na Igreja Matriz, na Igrejinha do Rosário, no Centro Histórico da Praça da Matriz, na Casa do Barão de Água Branca e no calçamento da Praça Fernandes Lima.

Casa do Barão de Água Branca/ Imagem Google

 Confira a programação festiva

06h-Alvorada com queima de fogos
08h-Missa em Ação de Graças (Igreja Matriz)
09h-Hasteamento das bandeiras (logo após a Santa Missa)
10h-Apresentação Culturais (Centro Histórico)
11h-Homenagem "Cidadão Nota 10(Auditório da SEMED)
13h ás 17h-Tarde Esportiva: Final  do Campeonato  de Futsal e entrega das  premiações
17h-Apresentação da Banda Fanfarra (Centro Histórico)
18h- Entrega  de veículos para as equipes  de Saúde da Família(SMS)
21H-Show Musical (Centro Histórico), com as bandas Saia Rodada e Fabinho Pressão

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.