Turismo de negócios e eventos ganha força em Alagoas
Até dezembro, Maceió receberá até quarenta e um eventos de médio e grande porte (Fotos: Kaio Fragoso) |
O turismo de negócios e eventos é um dos segmentos mais
lucrativos em todo o mundo. Em Alagoas, este tipo de atrativo ganha cada
vez mais força, impulsionando o desenvolvimento econômico do Estado.
Até dezembro, Maceió receberá até quarenta e um eventos de médio e
grande porte, segundo os dados levantados pela superintendência de
Turismo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo
(Sedetur) e o Maceió Convention Visitours & Bureau.
Um exemplo do porte e da diversidade dos eventos que o Estado tem
atraído é a realização da 8º Bienal Internacional do Livro de Alagoas,
que acontece até este domingo (8), no Centro Cultural e de Exposições
Ruth Cardoso, em Jaraguá. Outro grande evento foi a 11º edição do
Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), em agosto deste ano, que atraiu
mais de 1.400 pessoas, entre congressistas e expositores do Brasil e do
mundo.
Ambos os eventos têm no Centro de Convenções de Maceió, localizado no
Jaraguá, seu local de atividades. Por lá, somente agora durante a 8º
Bienal passaram mais de 25 mil pessoas por dia, mobilizando mais de cem
profissionais na produção do evento.
A programação literária e artística contou com uma série de eventos
paralelos, como lançamentos de livros, autógrafos, seminários, palestras
e oficinas; todos gratuitos. O evento trouxe a Maceió nomes como o
jornalista, escritor, roteirista e humorista Gregório Duvivier, o cantor
e ativista Martinho da Vila e o poeta Jessier Quirino.
Congresso do algodão movimentou a economia da capital
O Congresso Brasileiro do Algodão é o maior evento da cotonicultura
no país e acontece de forma bianual. Os oito hotéis oficiais do evento
tiveram ocupação plena, equivalente a 692 leitos. Dos 65 fornecedores
envolvidos na produção, 23 foram contratados em Maceió, movimentando a
economia da cidade.
O evento fez com a estudante pernambucana Bruna de Freitas Leite
viesse pela primeira vez a Maceió. “Não conhecia a cidade, é minha
primeira vez em Maceió. Eu não andei muito até agora, mas já pude
conhecer a orla. Achei muito tranquila. A cidade é muito organizada”,
conta.
O agricultor de Chapadão do Sul, em Mato Grosso do Sul, Cícero Miguel
de Oliveira conta que também conheceu Maceió pela primeira vez devido
ao Congresso. “O povo daqui é hospitaleiro e a comida muito é boa. Ainda
não deu tempo de conhecer as praias, mas, com certeza, voltarei com
família para aproveitar melhor”, ressalta.
Os expositores, que vieram a Maceió buscando negociar e demonstrar as
mais novas tecnologias de seus produtos para os congressistas de todo o
mundo, ressaltam a estrutura da cidade e do Centro de Convenções, onde
montaram seus estandes.
“Pra nós está sendo tudo perfeito. Estou gostando bastante da
segurança dessa cidade. Nós estamos hospedados ali na orla e podemos
andar a qualquer hora do dia sem problema nenhum. A infraestrutura é
fantástica. O Centro de Exposições é incrível, com uma estrutura
adequada, desde os banheiros, até as salas de palestras e climatização”,
elogia Marcus Lawder, gerente de negócios da Bayer.
Lawder também é um dos visitantes que conheceram Alagoas pela
primeira vez e ressalta que irá voltar mais vezes. “É a minha primeira
vez em Alagoas. Nunca tive oportunidade de vir pra cá passear, mesmo
minha esposa pedindo bastante. Agora isso ganha ainda mais força, com
certeza”, alega.
Impacto Econômico
A captação de eventos de grande, médio e pequeno porte ao Estado é
importante por gerar inúmeros benefícios com o impacto econômico causado
por estas ações, ainda mais quando atrai turistas internacionais, como é
o caso do Congresso Brasileiro do Algodão. Segundo pesquisa da Fundação
Getúlio Vargas (FGV), o turista de negócios gasta, em média, quatro
vezes mais que o turista de lazer.
Muitos atrativos impulsionam a atração desses eventos a Alagoas.
Certamente, as praias de azul cristalino e o clima de verão incentivam a
venda do destino, mesmo que o foco do evento sejam os negócios. Porém, o
Estado tem trabalhado em fomentar ainda mais esse segmento.
O Centro de Convenções de Maceió tem se destacado em infraestrutura
frente aos de outras capitais, principalmente da região Nordeste. Quem
afirma isto é o próprio presidente da Associação Brasileira dos
Produtores de Algodão (Abrapa), entidade organizadora do evento, Arlindo
Moura.
“Encontrei o secretário em um evento em Brasília e fomos
apresentados, quando comentei sobre a realização do congresso, ele disse
que iríamos fazer aqui em Maceió. Nossos assessores vieram até aqui,
fizeram o levantamento e a pontuação foi muita alta. Isso faz um ano e
tudo aquilo que o secretário nos vendeu se confirmou e tivemos um dos
nossos melhores eventos. A estrutura é positiva, a cidade e o local são
espetaculares. A rede hoteleira é espetacular. O próprio custo para
realização ficou muito confortável, comparado com outros lugares”,
conta.
Um dos pontos positivos destacados pelo presidente Arlindo Moura foi o
preço da passagem aérea para Maceió. “Apesar do custo de avião ser
maior, nós conseguimos boas negociações com as companhias aéreas. Por
exemplo, paguei R$ 300 pra vir pra cá. Isso é muito baixo. Eu trabalho
em São Paulo e moro em Porto Alegre; nesse trecho costuma-se pagar até
R$ 1,2 mil. Esse, que era um item que parecia ser mais caro, acabou não
sendo, foi bem mais barato”, explica.
O custo da passagem de avião tem relação direta com o preço do QAV,
combustível da aviação. Há mais de um ano, o Governo de Alagoas, por
meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo
(Sedetur), conseguiu reduzir os impostos estaduais sobre este produto,
tornando o destino ainda mais atrativo às companhias aéreas.
À frente da Sedetur, o secretário Helder Lima, conta que os
resultados do turismo em Alagoas revelam a eficácia das políticas
públicas implementadas.
“A atração de eventos é essencial ao crescimento de Alagoas.
Felizmente estamos colhendo bons frutos nesse intenso trabalho
estratégico em vender o Destino, não só para praia e lazer, mas, também,
como receptor de eventos de grande porte. A redução do ICMS do QAV foi
muito relevante, além da boa estrutura de nossos centros de convenções e
rede hoteleira”.
O secretário conta também que a junção de investimentos públicos e da
iniciativa privada tem contribuído para os bons números do turismo no
Estado. “O trabalho junto ao trade turístico estadual tem resultado na
expansão da rede hoteleira. Desde 2015, por exemplo, 11 hotéis foram
inaugurados no Estado, 17 estão em construção, dois em processo de
ampliação. Até 2019, Alagoas contará com 4.397 novos leitos”, explica.
Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas
Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas
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