Header Ads

Olho D'Água do Casado comemora 55 anos de Emancipação Política nesta quinta - feira (21), confira a história do município

Imagem montagem Girlânio Lima
Nesta quinta-feira, 21, o município de Olho D'Água do Casado, sertão de Alagoas está completando 55 anos de Emancipação Política.

Conheça a história do município

Até 1870 só existia na região a fazenda do agricultor Francisco Casado de Melo, onde hoje está a sede da prefeitura. Em 1877, a construção da rede ferroviária levou para lá o acampamento dos operários. O local, para os técnicos, não poderia ser melhor, porque em toda a região brotavam olhos d'água, facilitando o trabalho e a própria vida dos operários.

Depois que as obras da linha férrea e da estação terminaram, o acampamento foi transferido. Nessa época já existiam algumas casas e, para garantir o povoado, foi construída uma capela em homenagem a São José, padroeiro do lugar.Os pioneiros na formação da vila foram João Francisco Soares, Manoel Coleta de Mello, Antonio Pinto Bandeira e Antonio Matias. Em 1965, o presidente Castelo Branco suspendeu o tráfego dos trens da Rede Ferroviária, causando um impacto muito grande à região. Nessa época, começou a ser construída a AL-225,concluída em 1974.

Alguns anos depois a rodovia AL-220, que passou por Olho D'Água do Casado, mudou a rotina do povoado. O desenvolvimento já era grande porque havia comunicação entre as regiões. Com o progresso veio o movimento pela emancipação. Eliseu Maia, Adeval Tenório, Vítor Barbosa, José Pereira Leite e Pedro Gomes Pereira foram os líderes. Em 1962, Olho D'água do Casado se tornou município, através da Lei 2.459.
 

Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Olhos D'Água do Casado ex-povoado, pela lei nº 1473, de 17-09-1949. Subordinado ao município de Piranhas. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Olhos D'Água do Casado, figura no município de Piranhas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.Elevado à categoria de município com a denominação de Olhos D'Água do Casado, pela lei estadual nº 2962, de 22-08-1962, desmembrado de Piranhas. Sede no atual distrito de OlhoD'àgua do Casado ex-Olhos da Água Casado.

Constituído do distrito sede. Instalado em 21-091962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Ratificação da Grafia Olhos D'Água do Casado para Olho D'Água do Casado alterado, pela lei estadual nº 2962, de 22-08-1962.

Confira a programação do evento  divulgado pela secretaria de cultura e turismo de Olho  D'Água do Casado.

 Confira às solenidades festivas:

5h - Alvorada (Queima de fogos)

6h - Missa Solene na Fonte da Matinha

7h - Hasteamento das Bandeiras

Apresentações:

Banda Filarmônica Maestro Elízio (Piranhas) e Banda Fanfarra Sargento Elias Marques de Alencar.

9h - Coffe Break (Café da Manha)

9h30min - Gincana Cultural

11h - Solenidade de entrega de automóveis, implantação dos Programas CREAS/Criança Feliz.

16h - Desfile cívico Municipal, com a participação das escolas  Amélia Martins, Antônia Cordeira, Fernandes Leite, Casinha Feliz e Antenor Serpa com o tema História e Cultura do Município-55 anos.

21h - Shows Artísticos na Praça Noé Leite, centro com as Bandas locais Estrela do Mar,  Zé Inácio e Banda e Jefferson e Thiago Estilizado

Por Redação Blog Adalberto Gomes Noticias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.