Semana da Amamentação em Alagoas reforça importância do ato materno

Programação da Santa Mônica está voltada para o incentivo da mulher que amamenta e seus familiares 
Maternidade programou atividades voltadas para gestantes internas, gestantes do pré-natal, servidores, gestores da saúde e mulheres em fase de amamentação
Maternidade programou atividades voltadas para gestantes internas, gestantes do pré-natal, servidores, gestores da saúde e mulheres em fase de amamentação Carla Cleto
 
Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável. Este é o tema da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) 2016, a ser realizada no período de 1 a 7 de agosto, no Brasil e em 120 países.

Para reforçar a importância do tema e sua relevância para o desenvolvimento da população, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) programou várias atividades voltadas para gestantes internas, gestantes do pré-natal atendidas no ambulatório de alto risco da unidade, servidores, gestores da saúde da infância e da mulher e mulheres em fase de amamentação.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da MESM, por se tratar de um tema que envolve toda a sociedade, este ano, a semana tem como diferencial a realização dos eventos de abertura e de encerramento em locais de grande movimento de pessoas de todas as idades, Maceió Shopping e Parque Shopping Maceió, respectivamente.

“A escolha não se deu por acaso, amamentação salva vidas, promove o bem não apenas para as mães e seus recém-nascidos, como suas famílias e, consequentemente, para a sociedade, pois o movimento sustentável em torno do simples ato de amamentar por pelo menos seis meses é maior do que as pessoas imaginam”, ressaltou Andréa.

Como exemplo desse ciclo sustentável em torno da amamentação, Andréa citou o fato do leite materno ser um alimento natural, renovável e seguro ao meio ambiente, já que é entregue diretamente ao consumidor (bebê) sem nenhum tipo poluição, uso de embalagens ou resíduos.

Na contramão do uso sustentável está o leite artificial, cuja produção gera emissões de gases de efeito de estufa (GEE), responsável pelo aquecimento global, gasta 4000 litros de água para produzir um quilo de leite em pó, além dos milhares de toneladas de embalagens descartadas em aterros sanitários. 


A SMAM deste ano se concentra nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compromisso firmado entre governos de todo o mundo e criados a partir dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). 

“Os objetivos vão desde o enfrentamento da pobreza e fome zero até a segurança da energia limpa, com base em estratégias que tem tudo para gerar uma população mais consciente acerca dos benefícios da amamentação. São muitos pontos, a maioria da população sequer tinha se dado conta”, salientou a coordenadora.

Para a maternidade, essa semana sempre tem um sentido especial, em virtude do seu público. Nos últimos anos a unidade mantém a comissão Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que tem como objetivo garantir o aleitamento materno para 100% dos bebês nascido.

Para tanto, durante todo o ano conta com doadoras de leite materno voluntárias e doações de vidros de café solúvel com tampa rosqueada, utilizados para o processo de pasteurização, armazenamento e distribuição do leite.

De acordo com Andréa, essa meta não é fácil, pois é preciso garantir o leite materno para os bebês internos na UTI neonatal, cujas mães estão impossibilitadas de amamentar.

“Por isso precisamos não apenas mostrar para as mulheres que amamentam seus filhos que este ato é a maior prova de amor que elas podem dar, como conscientizá-las de que podem ajudar a salvar as vidas dos bebês da UTI doando o excesso do leite. E este ano vamos mais além, queremos que elas entendam a contribuição para toda sociedade”, finalizou. 

PROGRAMAÇÃO 

SEGUNDA-FEIRA – 1° DE AGOSTO

12h – Abertura
Local: Praça de Alimentação Maceió Shopping
Parceria: Secretaria de Saúde de Maceió
Estande Maternidade Escola Santa Mônica - divulgação sobre a importância da amamentação e arrecadação de vidros de café solúvel
Manhã e tarde - sensibilização nas unidades de internamento 

TERÇA-FEIRA - 2 DE AGOSTO

9h - Roda de conversa - conscientização de profissionais e mães internas - nas unidades de internamento e setores da maternidade
Manhã e tarde - sensibilização e panfletagem sobre aleitamento materno para gestantes
Local: Ambulatório MESM
16h - Blitz da amamentação - Semáforo em frente à Santa Mônica 

QUARTA-FEIRA - 3 DE AGOSTO

14h30 - Palestra: A participação dos avós no apoio e  incentivo à amamentação - Andréa Pinheiro, coordenadora BLH MESM
Local: auditório Sesc Poço

QUINTA-FEIRA - 4 DE AGOSTO

8h às 12h - Atualização - A importância da pasteurização no processo de doação de leite materno - Ministrante - Luiz Carlos Bandeira
15h - Mamaço SMAM 2016 Marechal Deodoro
Local: trevo da Praia do Francês

SEXTA-FEIRA - 5 DE AGOSTO

9h - Encontro de gestores e exposição de boas práticas - Tema: Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Saúde - Rua Dias Cabral, 569 – Centro 

DOMINGO - 7 DE AGOSTO

14h - Mamaço SMAM 2016 Maceió - Local - Parque Shopping Maceió

 Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.